15 estratégias para melhorar o posicionamento orgânico no Google

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Ter suas páginas da web com um bom posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica do Google para palavras-chave importantes pode ser incrivelmente valioso para direcionar o tráfego para seu site. E enquanto o Google está constantemente ajustando seu algoritmo de mecanismo de pesquisa, aqui estão algumas estratégias fundamentais para você começar a melhorar rankings no mecanismo de pesquisa orgânico.

  1. Defina uma lista de palavras-chave

Não é razoável supor que você alcançará a classificação superior no Google para cada palavra-chave relacionada ao seu setor. Seu objetivo deve ser obter posicionamento orgânico alto para as palavras-chave mais desejadas.

Este é um exercício que exigirá esforço tanto de marketing quanto de gestão. Pense em como as pessoas pesquisariam seus produtos e serviços, faça uma lista dessas palavras-chave e verifique o tráfego e a concorrência de cada termo com uma ferramenta como o planejador de palavras-chave do Google. Palavras-chave com alto volume e concorrência baixa a média são o ponto ideal – elas têm alto potencial de tráfego e são mais fáceis de classificar.

  1. O bom conteúdo vencerá nas classificações orgânicas

Antes de se aprofundar em algumas das maneiras mais técnicas de melhorar a classificação de SEO, lembre-se sempre de que escrever conteúdo de alta qualidade que atraia interesse e obrigue os visitantes a compartilhá-lo e vinculá-lo é vital. Um bom conteúdo tem a melhor chance de ser viral, e o Google recompensa fortemente a viralidade do conteúdo em seu algoritmo de ranqueamento.

  1. Crie páginas de base

Se você tiver 10 páginas relacionadas ao mesmo conjunto de palavras-chave, o Google terá dificuldade em determinar qual página é relevante. Em vez disso, mescle seu conteúdo em uma única página fundamental. Com uma página fundamental de autoridade sobre um tópico específico, não há confusão de SEO e você deve ter uma posicionamento mais elevado.

  1. Trabalhe suas palavras-chave e variantes relacionadas no conteúdo da página

A melhor maneira de classificar uma palavra-chave é usá-la. Você deve incluir palavras-chave importantes no início de seus títulos de página, Copys e corpo do texto, uma vez que o posicionamento inicial pode ser um sinal de relevância. Você deve usar suas palavras-chave de foco frequentemente em todo o seu conteúdo – mas nunca à custa de uma boa redação. O algoritmo do Google tornou-se cauteloso com o “recheio de palavras-chave” e penaliza as páginas que usam palavras-chave excessivamente, de maneiras que interferem na experiência de leitura. Uma boa maneira de evitar ser penalizado por “excesso de palavra-chave” é ler ser texto em voz alta – se o uso de sua palavra-chave não soar natural, você pode ser sinalizado por excesso de palavra-chave. Para corrigir isso, você pode substituir sua palavra-chave foco por palavras-chave secundárias para as quais deseja que o blog seja classificado.

  1. Otimize os títulos das suas páginas

A tag HTML <title> define o título de uma página da web e se destina a ser uma descrição concisa do conteúdo dessa página. É a primeira linha do texto com hiperlink que o Google exibe em seus resultados de pesquisa orgânica e é o que aparece no quadro superior da maioria dos navegadores da web para aquela página e em guias. O algoritmo do Google considera que este é um elemento de SEO crucial na página. Ao escrever os títulos das suas páginas, mantenha-os com menos de 70 caracteres, já que qualquer texto além disso será cortado quando listado nos resultados orgânicos do Google. Você deve incluir suas palavras-chave importantes no título, de preferência no início. Se você tiver espaço extra, considere incluir sua empresa no final para aumentar o conhecimento da marca.

  1. Escreva descrições meta que geram cliques

A tag HTML <meta name = description => deve ser uma explicação concisa do conteúdo de uma página da web. O Google exibe sua meta descrição abaixo do título da página em seus resultados orgânicos. As meta descrições não são tão importantes para o algoritmo de classificação do Google quanto os títulos das páginas – em vez disso, sua função é direcionar os cliques dos usuários. As pessoas leem as descrições como uma prévia da sua página e as usam para determinar se vale a pena visitar o seu conteúdo. Portanto, você precisa fornecer uma proposta de valor clara sobre o que eles ganharão visitando sua página e lendo seu conteúdo. Considere o uso de palavras que inspiram ação, como “aprender mais”, “descobrir” ou “obter …”.

Você deve manter suas meta descrições com 150 caracteres, pois o Google não exibirá texto além disso. Você também deve incluir palavras-chave alvo em seu texto, já que quaisquer palavras que correspondam à consulta de pesquisa do usuário serão exibidas em negrito.

  1. Use variações de palavras-chave como texto âncora para links internos

O texto âncora são as palavras e caracteres visíveis que os hiperlinks exibem ao vincular a outra página. O uso de texto âncora descritivo e relevante ajuda o Google a determinar do que se trata a página vinculada. Ao usar links internos (links em páginas da web que apontam para outras páginas no mesmo site), você deve usar texto âncora que seja uma variação aproximada de suas palavras-chave alvo para aquela página, em vez de frases como “clique aqui” ou “ baixe aqui”. Mas, ao mesmo tempo, evite o uso excessivo de palavras-chave de correspondência exata. Usar variações aproximadas ajudará você a melhorar sua classificação orgânica do Google para mais palavras-chave.

  1. Não se esqueça das tags ALT

As tags ALT são elementos HTML usados ​​para especificar texto alternativo a ser exibido quando o elemento ao qual são aplicadas (como imagens) não pode ser renderizado. As tags ALT são um sinal do algoritmo de classificação do Google, portanto, quando você tiver imagens e outros elementos em suas páginas da web, certifique-se de sempre usar uma tag ALT descritiva com palavras-chave direcionadas para essa página.

  1. Seus URLs são importantes

Os mecanismos de pesquisa preferem URLs legíveis por humanos, portanto, mantenha o seu limpo e relevante para a página. Evite blocos de números e caracteres especiais. URLs mais curtos têm melhor desempenho nas classificações de pesquisa do Google do que os mais longos, então tenha isso em mente ao arquitetar seu site. Mantenha o corte ao mínimo. Você também deve incluir palavras-chave em seus nomes de URL e tentar colocá-los mais perto de seu nome de domínio.

  1. Otimize seu site para celular

Em 2015, o Google anunciou pela primeira vez que estaria usando a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação. Isso desencadeou o infame “Mobilegeddon”, à medida que as marcas se esforçavam para otimizar as versões móveis de seus sites. Desde então, o Google tem aumentado gradualmente a importância da compatibilidade com dispositivos móveis em seus rankings – em um anúncio mais recente, ele disse que indexará toda a web com um modelo que prioriza o dispositivo móvel até setembro de 2020.

Abaixo estão algumas dicas para otimizar seu site para Móvel:

  • Teste seu site usando a ferramenta otimizada para celular do Google
  • Design para toque – os dedos vêm em todos os tamanhos e podem facilmente fazer toques incorretos
  • Torne seus botões de CTA acessíveis para usuários de celular
  • Redesenhe seus pop-ups para dispositivos móveis
  • Habilitar Accelerated Mobile Pages (AMP)
  • Implementar cache
  • Comprima suas imagens para melhorar o tempo de carregamento

Use mapas de calor e ferramentas de rastreamento de mouse para entender como as pessoas usam seu site no celular e faça as otimizações de acordo.

  1. Siga as Diretrizes EAT do Google

De acordo com o Google , EAT é um dos três principais fatores para medir a qualidade da página. Aqui está o detalhamento do que o acrônimo significa:

  • Experiência: o Google deseja que um site demonstre experiência em sua área. Isso é especialmente pertinente para os setores médico, financeiro e jurídico. Você pode estabelecer experiência fornecendo informações claras e precisas e citando fontes confiáveis ​​em seu conteúdo.
  • Autoridade: Mostre sua autoridade. Isso pode ser demonstrado por meio de credenciais, comentários positivos e depoimentos de clientes. Você pode destacar essas informações em todo o seu site.
  • Confiabilidade: certifique-se de que os usuários se sintam seguros em seu site. É importante ter um site HTTPS e um certificado SSL, especialmente se você aceita qualquer transação monetária online. Estudos mostram que o Google classifica domínios e sites seguros com certificados SSL de forma mais elevada. 75% dos resultados de primeira página do Google têm um certificado SSL.

Além das dicas acima, você pode garantir a conformidade do EAT com estas práticas recomendadas:

  • Inclua a biografia do autor se você tiver um blog e certifique-se de mencionar quaisquer credenciais que demonstrem a experiência do autor
  • Procure backlinks de alta qualidade e rejeite backlinks com spam
  • Certifique-se de que seu site tenha informações precisas nas páginas Sobre, Contato e Atendimento ao cliente
  • Garantir que todo o conteúdo diretamente relacionado ao dinheiro ou à vida dos seus visitantes (pense em conselhos financeiros ou informações médicas) seja escrito por especialistas qualificados
  • Corte ou edite conteúdo EAT de baixa qualidade
  1. Diga não às técnicas de Black Hat

Black hat SEO refere-se à prática de tentar enganar os mecanismos de pesquisa para que forneçam posicionamento mais elevado usando táticas antiéticas, como a compra de links. O risco é muito grande. Mesmo que você goste de um aumento temporário nas classificações devido às táticas de black hat, é provável que tenha vida curta. O Google está ficando cada vez melhor em detectar truques sujos e, mais cedo ou mais tarde, o progresso que você fez será eliminado por uma atualização de algoritmo ou, pior, seu site será removido do índice por completo.

  1. Aumente sua presença social

Os sinais sociais estão afetando as classificações dos mecanismos de busca orgânica e muitos especialistas do setor acreditam que isso só aumentará. Se ainda não o fez, considere a criação de algumas páginas de mídia social, como LinkedIn, Instagram e Facebook, e comece a interagir com seu público lá.

  1. Empregue uma estratégia de Link Building

O link building é um termo abrangente para a prática de adquirir novos links para o seu site de domínios externos. Além de criar um ótimo conteúdo que as pessoas desejam compartilhar, fazer um guest blogging e pedir a webmasters de sites relevantes para o seu negócio que façam um link para suas páginas são ótimas maneiras de criar links. Quanto maior a autoridade de domínio do site do qual você recebe backlinks, mais sua classificação aumentará. Esses sites, na verdade, passam autoridade do site deles para o seu por meio desses backlinks. Os SEOs costumam se referir a esse fenômeno como “link juice”. Você pode usar um verificador de autoridade de domínio para avaliar quais sites podem passar mais autoridade para seu site.

Use palavras-chave relevantes como texto âncora para seus backlinks, pois isso ajudará a enviar sinais ao Google de que suas páginas são relevantes para esses termos.

  1. Rastreie os visitantes e leads que seu SEO está impulsionando

Garantir as classificações dos melhores mecanismos de pesquisa orgânica é apenas metade da batalha. Para provar seu valor e otimizar seus resultados, é importante medir o impacto de seus esforços no tráfego do site e na geração de leads / vendas. O Google Search Console pode fornecer informações importantes sobre como seu site está funcionando e identificar possíveis erros que você deve corrigir. Uma ferramenta como o Google Analytics é útil para medir as mudanças no tráfego de pesquisa, bem como rastrear as interações dos visitantes com o seu site que são resultado direto do SEO. Você pode configurar relatórios do Google Analytics para medir o quão bem seu tráfego orgânico está convertendo para assinantes, leads e clientes.

Embora os profissionais de marketing frequentemente acompanhem as conversões online que a pesquisa orgânica está gerando, muitos não conseguem acompanhar as conversões de chamadas. Como resultado, eles não estão recebendo crédito por toda a receita gerada por suas otimizações. As ferramentas de rastreamento de chamadas podem vincular leads e vendas às páginas da web que os geraram. Isso permite que você relate todas as conversões que suas melhores páginas de SEO estão gerando.

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