Fazer uma análise de lacunas de palavras-chave é um passo fundamental para ganhar participação de mercado dos concorrentes. Ao contrário de muitas outras práticas de marketing, o SEO fornece dados altamente precisos sobre os concorrentes.
Depois de identificar palavras-chave valiosas pelas quais seus concorrentes estão classificados, você pode agir para obter esse tráfego para seu próprio negócio. Este tutorial mostrará como fazer uma análise de lacunas de palavras-chave. E compartilharemos nossa abordagem única para isso.
Neste artigo abordaremos:
- O que é análise de lacunas de palavras-chave?
- Benefícios da análise de lacunas de palavras-chave
- Preparação: 2 coisas para saber sobre palavras-chave
1. Pontuações de dificuldade de palavras-chave
2. Intenção de palavra-chave - Como fazer uma análise de lacunas de palavras-chave
- Etapa 1: crie uma conta Semrush
- Etapa 2: navegue até a lacuna de palavras-chave
- Etapa 3: adicionar concorrente
- Etapa 4: escolha seus filtros
- Classificação mais elevada com SEO na página
- Otimize suas páginas com AIOSEO
que é análise de lacunas de palavras-chave?
Uma análise de lacunas de palavras-chave identifica palavras-chave nas quais seus concorrentes estão classificados, mas você não. E revela as palavras-chave de melhor classificação dos concorrentes, para as quais seu site tem uma classificação inferior.
O objetivo é criar conteúdo (ou melhorar o conteúdo existente) nessas palavras-chave para superar os concorrentes e ganhar participação no mercado.
Porém, nem todas as palavras-chave valem a pena ganhar. Portanto, compartilharemos como você pode identificar oportunidades valiosas de palavras-chave para sua empresa.
Benefícios da análise de lacunas de palavras-chave
A análise de lacunas de palavras-chave fornece uma visão das estratégias de SEO de seus concorrentes. Você pode usar esses dados para obter uma vantagem competitiva.
Especificamente, a análise da lacuna de palavras-chave fornece a base para uma abordagem estratégica para a criação de conteúdo. Adotando essa abordagem, você pode ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa orgânica e, ao mesmo tempo, ganhar participação de mercado ou participação dos concorrentes.
Para fazer isso, você criará conteúdo que usurpa as classificações dos concorrentes.
Mas mesmo se você ficar de 1 a 3 posições abaixo deles, poderá capturar clientes em potencial que, de outra forma, iriam para outro concorrente. E isso é progresso.
Antes de entrarmos nas instruções da análise de lacunas de palavras-chave, aqui estão duas coisas para lembrar.
Preparação: 2 coisas para saber sobre palavras-chave
Compreender os seguintes aspectos das palavras-chave o ajudará a escolher as melhores para criar conteúdo.
Vamos começar com a dificuldade das palavras-chave .
1. Pontuações de dificuldade de palavras-chave
Você deve ter notado que algumas palavras-chave são quase impossíveis de classificar, enquanto outras são fáceis de conseguir o primeiro lugar.
Tudo se resume à quantidade e à natureza da competição por essas palavras-chave.
Este conceito é fácil de entender quando comparado a uma competição atlética. Imagine que você é um corredor amador e pode escolher em quais corridas competirá.
Se você é novo nas corridas, escolheria correr contra Usain Bolt, o recordista mundial olímpico? Ou você começaria competindo contra corredores amadores como você? Provavelmente o último.
Todos nós queremos participar de competições nas quais temos chances de vencer. É o mesmo em SEO.
Felizmente, ferramentas de pesquisa de palavras-chave como SEMrush e Ahrefs nos ajudam a escolher as palavras-chave certas para competir.
Especificamente, essas ferramentas de SEO fornecem uma pontuação de dificuldade de palavras-chave para cada palavra-chave. Junto com uma pontuação, essas ferramentas rotulam as palavras-chave como “Muito difícil”, “Difícil”, “Possível”, “Fácil” ou “Muito fácil”.
Escolha palavras-chave que sejam fáceis de classificar.
“Mas”, você diz, “não quero classificar qualquer palavra-chave”.
Sim, exatamente! Você deseja escolher palavras-chave “possíveis” ou “fáceis” pelas quais vale a pena classificar .
E isso nos leva à intenção da palavra-chave.
2. Intenção de palavra-chave
As ferramentas de software que mencionamos, Semrush e Arhefs, rotulam palavras-chave de acordo com a intenção.
Por “intenção”, queremos dizer que é possível discernir se um pesquisador tem ou não alguma intenção de compra quando usa um determinado termo de pesquisa.
Por exemplo, quais palavras-chave indicam que o usuário deseja comprar em breve?
- Seguro
- Seguro de automóvel
- Cotações de seguro de carro barato sem depósito
Palavras-chave amplas (como “ideias para pisos”) tendem a ser rotuladas como “Informativas” porque o pesquisador está fazendo uma pesquisa básica. A sua intenção é muitas vezes vaga.
À medida que as palavras-chave se tornam mais específicas (“pisos de madeira de teca brasileira”), a intenção se torna mais clara e muitas vezes é comercial.
Um pesquisador com intenção de compra pode estar comparando produtos (“Geico vs. Progressive” ou “melhores sopradores de folhas de orçamento”) ou pode estar prestes a comprar (“reservar um cruzeiro nas Bahamas”).
As ferramentas de pesquisa de palavras-chave designam a intenção com letras.
- I é informativo: o pesquisador está coletando informações gerais. Eles não têm intenção de compra.
- N é para navegação: a intenção é encontrar um determinado produto ou site (por exemplo, “serviço automotivo do Walmart”)
- C é para Comercial: o pesquisador compara produtos, serviços e preços. Eles estão decidindo qual item comprar. Esses pesquisadores também podem procurar conteúdo “Como fazer” porque têm um problema para resolver.
- T é para Transacional: o pesquisador está pronto para comprar agora.
Escolhendo as melhores palavras-chave : uma estratégia de conteúdo ideal se concentrará principalmente em palavras-chave de cauda longa com baixa pontuação de dificuldade e intenção comercial ou transacional . Lembre-se de que palavras-chave informativas costumam ser amplas e difíceis de classificar. E muitas vezes, o conteúdo também não converte.
Como fazer uma análise de lacunas de palavras-chave
Para nosso tutorial, usaremos SEMrush, uma popular plataforma de software de palavras-chave.
Semrush inclui uma ferramenta de análise de lacunas de palavras-chave fácil de usar para iniciantes.
Etapa 1: crie uma conta Semrush
Primeiro, crie uma conta Semrush .
Você pode se inscrever para um teste gratuito de 7 dias e cancelar a qualquer momento.
Etapa 2: navegue até a lacuna de palavras-chave
A seguir, na coluna de navegação esquerda do Semrush, clique em Keyword Gap .
Etapa 3: adicionar concorrente
Em seguida, insira o URL do seu site no campo superior.
Em seguida, adicione de 1 a 4 URLs de concorrentes.
Rei.com x PublicLands.com
Para nosso exemplo, usaremos REI.com, uma loja popular de artigos esportivos com foco em produtos de recreação ao ar livre, como botas de caminhada, caiaques e equipamentos de escalada.
Para nosso concorrente, escolheremos PublicLands.com, subsidiária pertencente a outro concorrente: Dick’s Sporting Goods.
Assim como REI.com, PublicLands.com concentra-se em equipamentos para aventuras ao ar livre.
Queremos encontrar palavras-chave para as quais PublicLands.com está classificado, mas REI não.
Como REI é uma marca estabelecida, não estamos muito preocupados com a dificuldade das palavras-chave. No entanto, podemos priorizar aqueles que são fáceis de classificar.
Clique no botão Comparar para começar a análise de lacunas de palavras-chave.
Agora, você verá um gráfico de sobreposição de palavras-chave . Isso lhe dá uma ideia rápida de quantas palavras-chave REI.com classifica (1,3 milhão) e quantas palavras-chave o concorrente, PublicLands.com, classifica (mais de 121 mil).
E você pode ver que há sobreposição entre as marcas.
Etapa 4: escolha seus filtros
A seguir, filtraremos nossos resultados para obtermos apenas palavras-chave que sejam fáceis de classificar e que sinalizem intenção comercial ou transacional.
Acima do gráfico de sobreposição de palavras-chave, você encontrará filtros clicáveis.
Filtrar por intenção
- Clique no filtro Intenção .
- Marque as caixas ao lado de Comercial e Transacional .
- Em seguida, clique em Aplicar.
Filtrar por KD (pontuação de dificuldade de palavras-chave)
- Em seguida, clique no filtro KD .
- Selecione “ Fácil ” ou “ Muito fácil ”.
- Em seguida, clique em Aplicar.
Agora, role para baixo para ver sua lista de palavras-chave.
Existem outras maneiras de filtrar a lista, mas antes de explorá-las, vamos nos orientar.
Etapa 5: oriente-se para a lista de palavras-chave
Por padrão, a opção “ Compartilhado ” será exibida. Esta é uma lista de palavras-chave pelas quais você e seu concorrente estão classificados.
O que estamos vendo aqui?
Na coluna da esquerda, em azul, vemos as palavras-chave pelas quais REI.com e PublicLands.com estão classificados.
Esses incluem:
- Sapatos Olukai
- Frasco hidro rosa
- Chinelos North Face
(Existem muito mais palavras-chave que você pode percorrer.)
Intenção da palavra-chave : a segunda coluna exibe a intenção da palavra-chave. Lembre-se: filtramos para ver apenas palavras-chave com intenção “C” (comercial) e “T” (transacional).
Perceba que algumas palavras-chave são classificadas para mais de uma intenção. É por isso que você pode ver um “T” combinado com um “N” (ou “navegacional”), por exemplo,
Classificações de palavras-chave : as próximas 2 colunas exibem a posição em que REI ou Terras Públicas estão classificadas para essa palavra-chave.
Por exemplo, podemos ver que REI está em primeiro lugar em “botas de caminhada” e “tênis de caminhada”.
Volume de pesquisa : na próxima coluna, vemos o volume de pesquisa (o número estimado de pesquisas mensais para essa palavra-chave).
Dificuldade de palavras-chave (KD) : E depois há KD ou pontuação de dificuldade de palavras-chave.
Embora existam colunas adicionais à direita do KD, vamos mantê-las em nossa análise de lacunas de palavras-chave.
As colunas à direita do KD exibem métricas de publicidade, incluindo CPC/PPC e densidade de palavras-chave nos dados de anúncios.
Etapa 5: veja em que seu concorrente está classificado em primeiro lugar
A seguir, vamos clicar no topo da quarta coluna: a coluna PublicLands.com. Esta ação classificará a lista por palavras-chave nas quais PublicLands.com tem a classificação mais alta .
Para começar, vemos que PublicLands.com está classificado em primeiro lugar em:
- Pedregulho de design alpino co
- Botas masculinas de design alpino
- Comentários do Colete salva-vidas Dbx
Lembre-se de olhar para a esquerda da coluna PublicLands.com para ver a classificação do REI.com.
Para encontrar mais informações sobre uma palavra-chave, basta clicar nela. Clicamos em “ botas masculinas de design alpino ”. Como vimos em nossa análise de lacunas de palavras-chave, a pontuação de dificuldade da palavra-chave é de 21%, descrita nesta página como “Fácil”.
Queremos rolar para baixo para ver quem mais ocupa as primeiras posições para esta palavra-chave.
Acontece que Dick’s Sporting Goods e PublicLands ocupam as três primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google para “botas masculinas de design alpino”.
Para o nosso tutorial, vamos imaginar que a REI vende botas masculinas da Alpine Design e deseja se classificar acima da dobra na página 1 dos resultados do Google para que possam vender mais dessas botas online.
A REI então teria como alvo essa palavra-chave, na esperança de desalojar seus concorrentes de 1 dos 3 primeiros lugares.
Para direcionar a palavra-chave, eles podem:
- Melhore a página do produto e busque mais avaliações.
- Publique uma análise detalhada das botas com um botão “Comprar” próximo ao topo.
Muitos visitantes do site não rolam a página para baixo. Portanto, é vital incluir o link do seu CTA (call to action) na parte superior da página da web.
Etapa 6: selecione palavras-chave a serem segmentadas
Depois de navegar pelos resultados da análise de lacunas de palavras-chave, escolha um lote de palavras-chave para começar a trabalhar.
Lembre-se, se você já está classificado, mas não tão alto quanto o de seu concorrente, sua abordagem será melhorar sua página existente.
Se você não tiver nenhuma classificação porque não abordou o tópico, criará conteúdo do zero.
Aqui estão alguns exemplos de palavras-chave que REI.com poderia escolher segmentar com base em uma análise de lacunas de palavras-chave.
Palavra-chave | Classificação REI | Classificação de terras públicas | Dificuldade de palavras-chave |
---|---|---|---|
Caiaques planos | 8 | 3 | Fácil |
Roupas para escalada no gelo | 26 | 3 | Muito fácil |
Agressor profissional GT | 13 | 3 | Fácil |
Caminhada ultra-range da Vans | 9 | 3 | Fácil |
Botas MTE | 26 | 4 | Fácil |
Caiaque sentado | 12 | 3 | Possível |
Localizador de barracas | 9 | 3 | Fácil |
Lembre-se de que qualquer coisa classificada em 11º ou superior está na “página 2” dos resultados de pesquisa do Google.
Como a parte acima da dobra da página 1 dos resultados de pesquisa do Google recebe a maioria dos cliques, vale a pena passar do 8º ou 9º lugar.
Você pode marcar a caixa à esquerda das palavras-chave para selecioná-las e exportá-las para um arquivo CSV ou Excel ou como PDF.
Idéias adicionais de filtragem
Se você tem um concorrente que oferece o mesmo produto que você (como uma empresa de software que oferece uma solução concorrente à sua), você vai querer usar o filtro Inexplorado .
Este filtro mostrará palavras-chave para as quais seu concorrente está classificado, mas para as quais você não tem classificação.
Novamente, para obter uma vantagem rápida, segmente palavras-chave que sejam fáceis de classificar e que tenham intenção comercial ou transacional.
E lembre-se de que conteúdo de alta qualidade é o fator de classificação mais crítico.
Classificação mais elevada com SEO na página
Depois de escolher um conjunto de palavras-chave para segmentar e atualizar seu conteúdo existente ou criar um novo conteúdo para elas, é crucial otimizar esse conteúdo para SEO.
É aqui que entra um plugin de SEO como All in One SEO (AIOSEO) .
All in One SEO analisará o conteúdo da sua página e mostrará como melhorá-lo para uma melhor classificação.
Otimize suas páginas com AIOSEO
Depois de baixar e instalar o All in One SEO (AIOSEO), um assistente de configuração o guiará por algumas etapas curtas.
Então, enquanto estiver conectado ao WordPress, navegue até qualquer página que deseja otimizar.
All in One SEO (AIOSEO) aparecerá como uma barra lateral à direita do painel de edição.
Clique em Geral para ver as categorias para otimização.
Esses incluem:
- Frase-chave de foco
- SEO básico
- Título
- Legibilidade
Clique em qualquer uma dessas guias para ver o que você está fazendo bem.
E o que poderia ser melhorado.
All in One SEO é um plugin estabelecido com milhares de avaliações 5 estrelas no WordPress.org. Atualmente, mais de 3 milhões de proprietários de sites usam o plugin.
Além dos princípios básicos de SEO
Além das verificações acima, a AIOSEO fornece as seguintes ferramentas para ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada, incluindo as seguintes.
- Gerador de esquema : esta ferramenta facilita transformar sua página em um rich snippet, para que ela obtenha mais tráfego.
- SEO local : pequenas empresas se beneficiam da aplicação de marcação de esquema especial em suas páginas. Preencha as informações da sua empresa e a AIOSEO cuidará disso para você.
- Link Assistant : Adicionar links internos é uma das táticas de SEO mais negligenciadas. E pode ter um impacto profundo e quase imediato no desempenho das suas páginas mais importantes. O Link Assistant facilita a adição de links internos.
Perguntas e respostas sobre análise de lacunas de palavras-chave
O que é uma lacuna de palavras-chave versus uma lacuna de conteúdo?
A análise de lacunas de palavras-chave e a análise de lacunas de conteúdo são frequentemente usadas de forma intercambiável, mas a última pode ir muito além das palavras-chave. Por exemplo, a análise de lacunas de conteúdo pode levar em consideração a mídia impressa e transmitida, bem como e-books e outras formas de conteúdo.
Como a concorrência afeta as pontuações de dificuldade das palavras-chave?
Quando sites proeminentes, como os de organizações de notícias ou governos, têm uma classificação elevada para uma palavra-chave, é mais difícil a classificação de sites menos conhecidos. As pontuações de dificuldade de palavras-chave refletem a proeminência de sites com classificação elevada para essa palavra-chave.
O número de backlinks de qualidade que um site de classificação possui pode influenciar nas pontuações de dificuldade das palavras-chave, mas é essencial saber que o Google prioriza conteúdo de qualidade acima de todos os outros fatores. Por esta razão, um site relativamente desconhecido pode entrar nas classificações preenchidas por jogadores estabelecidos.
É necessário escolher palavras-chave com alto volume de buscas?
Você deve segmentar apenas palavras-chave de alto volume? A resposta, como acontece com tantas perguntas de marketing, é “Depende”. Palavras-chave de cauda longa (ou seja, palavras-chave específicas) geralmente têm menor volume de pesquisa do que palavras-chave vagas. Mesmo assim, palavras-chave vagas geralmente carecem de qualquer intenção de compra.
Palavras-chave vagas e amplas (palavras-chave de cauda curta) normalmente são difíceis de classificar. A classificação pode ser impossível ou exigir tantos recursos que aumenta o custo de aquisição de clientes.
Por estas razões, a intenção da palavra-chave é vital. Ao focar principalmente em palavras-chave comerciais e transacionais, você está almejando um público qualificado em vez de pessoas sem intenção de compra. Mas entre as possíveis palavras-chave comerciais ou transacionais, você pode procurar aquelas com maior volume de pesquisa.
Como você conduz uma análise de lacunas de palavras-chave no Ahrefs?
No Ahrefs, você pode realizar uma análise de lacunas de palavras-chave clicando em “Lacuna de conteúdo” na coluna de navegação à esquerda. Siga o mesmo processo descrito nesta página para análise de lacunas de palavras-chave.
Com o Ahrefs, você pode comparar URLs que não sejam apenas domínios raiz. Por exemplo, você pode comparar seu blog com os blogs de seus concorrentes. Você também pode filtrar para descobrir por que uma postagem no blog de um concorrente sobre o mesmo tópico pode ter uma classificação melhor que a sua. Por exemplo, talvez eles tenham abordado dois subtópicos que você perdeu.
Para saber mais, assista ao vídeo sobre o recurso Ahrefs Content Gap.
Além de fazer uma análise de lacunas de palavras-chave, como posso encontrar palavras-chave relevantes para criar conteúdo?
Para encontrar palavras-chave relevantes para criar conteúdo, recomendamos a leitura dos segredos de SEO que os profissionais usam para aumentar a receita e a dificuldade de palavras-chave: o que é e como usá -la. Esses artigos explicarão a intenção de pesquisa e mostrarão como escolher palavras-chave nas quais vale a pena criar conteúdo.
Análise competitiva: Use o SEO Analyzer gratuito da AIOSEO para analisar o site de um concorrente. Ou use o recurso de análise de SEO no plugin para comparar o seu site com o deles.
Após análise de lacunas de palavras-chave
Agora que você aprendeu como fazer uma análise de lacunas de palavras-chave, o que pode aprender a seguir? Avance com estratégias inteligentes de marketing de conteúdo que aumentam a participação no mercado.
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Enquanto você melhora sua estratégia de palavras-chave e aumenta o tráfego de pesquisa orgânica para seu site, não se esqueça de planejar as conversões .