Criação de sites SP – todo brasil

Olá, bem-vindo ao blog Criação de Sites. Meu nome é Wellington Duarte e aqui damos dicas de Web Design, Marketing Digital e SEO. Neste vídeo, cobrimos várias informações interessantes sobre SEO no mês de março de 2020.

Lembrando que eu fiz um apanhado de informações importantes, mas pode ser que muitas coisas fiquem de fora, então você pode ajudar comentando no vídeo com estas informações.

Veja também o que rolou em fevereiro de 2020.

Confira o vídeo abaixo:

Ferramentas do Google


1 – Atualização do SC: Novos controles

O Google anunciou, no dia 30 de março, através do Twitter que lançou alguns novos recursos no Google Search Console, incluindo uma nova maneira de escolher se os dados de desempenho de sua propriedade serão exibidos diretamente nos resultados de pesquisa. O Google também agora permite que você escolha os tipos de e-mail que deseja receber.

https://searchengineland.com/google-search-console-adds-performance-report-and-email-preferences-331780

2 – Novo programa de verificação Google Ads

O Google anunciou: “Em março de 2020, o Google apresentará um novo programa de verificação de operações comerciais”. Basicamente, se você for solicitado a confirmar sua empresa e não o fizer dentro de 30 dias, o Google Ads poderá restringir a veiculação de anúncios do anunciante. (Até o momento não vi este anúncio)

Segundo o próprio Google: “os anunciantes podem ser solicitados a fornecer informações sobre suas operações comerciais como parte de um novo programa de verificação. Isso inclui, entre outros, o modelo de negócios, os serviços oferecidos pelo anunciante e o relacionamento com marcas anunciadas ou terceiros. ” O Google adicionou “Os anunciantes que precisam concluir a verificação das operações comerciais serão notificados e terão 30 dias para enviar o formulário de verificação. A falha na conclusão completa do programa de verificação dentro do período especificado pode resultar em restrições à veiculação dos anúncios do anunciante”.

Estes tipos de verificação costumam ocorrer somente com alguns tipos de negócios, vamos aguardar para ver o que essa nova atualização trará.

Atualmente o Google Ads tem o “advanced verification” que funciona nos Estados Unidos e esta verificação avançada está afetando dois setores nos Estados Unidos: os serviços conhecidos como “serviços de portas de garagem” que seriam pequenos negócios que oferecem serviços, tipo de consertos, peças, etc, e serviços de serralheiro. Essas duas categorias foram selecionadas devido ao volume de anunciantes fraudulentos. Essa lista de setores certamente pode se expandir à medida que avançamos em 2020, mas só o tempo dirá como a implantação em todo o país afetará a verificação avançada como um todo e se isso se aplicará ao Brasil.

https://www.seroundtable.com/google-ads-business-operations-verification-program-29137.html
https://support.google.com/adspolicy/answer/9716673?hl=en&ref_topic=29265

Atualizações do Google

1 – Google confirma mobile first indexing para todos os sites 

O Google confirmou detalhes de sua primeira indexação para móvel e o que os webmasters devem esperar nos próximos meses, quando atingir seu objetivo de mudar para todos os sites a partir de setembro de 2020. Como já havia comentado anteriormente, o Google agora passa a considerar o dispositivo móvel como principal para fatores de ranqueamento.
https://www.webmasterworld.com/google/4986842.htm

 

2 – Possíveis atualizações durante o mês

Parece que na semana do dia 18, tivemos outra atualização não confirmada do algoritmo de classificação do Google. Esta atualização pode ter começado na segunda-feira, 16 de março e continuou durante a semana.

Mais mudanças aconteceram na SERP até o fim do mês. Nos fóruns, as pessoas estão dizendo que a razão disso é o Covid-19 estar influenciando nas pesquisas e nos tipos de resultados.

https://www.seroundtable.com/google-search-ranking-algorithm-update-29173.html
https://www.seroundtable.com/google-search-volatility-fluctuations-super-weird-29235.html
https://www.seroundtable.com/google-search-ranking-algorithm-volatility-29211.html

3 – Novo feature snippet do Google com timestamp para vídeos do Youtube

Agora o Google começou a exibir nas pesquisas, pontos marcados em vídeos, separando os assuntos tratados no mesmo com hiperlinks para facilitar a navegação. Ainda não sei como fazer com que os vídeos apareçam nos resultados desta forma, mas assim que souber, eu aviso.

https://www.seroundtable.com/google-featured-snippets-youtube-timestamp-links-29226.html

 

Curiosidades


1 –  Algoritmos do Google não dão preferência para CMS nenhum

John Mueller, do Google, foi perguntado se o Google faz algo especial para o Shopify, pois é uma plataforma de comércio eletrônico muito popular (EUA). John respondeu:

Geralmente, não temos algoritmos de pesquisa especiais para ajudar qualquer CMS em particular. Quando os sites fazem as coisas tecnicamente corretas, não há muita necessidade de fazer algo especial :). Sempre há espaço para melhorias, mas uma base boa e estável ajuda bastante.

https://www.seroundtable.com/google-shopify-seo-29096.html

2 –  Google não prioriza AMP

Martin Splitt, do Google, disse que é um mito que o Google prioriza as páginas AMP na pesquisa do Google. 

Páginas AMP ou “Páginas Aceleradas para Celular” são documentos que carregam de forma extremamente rápida, elas são criadas com um HTML super otimizado, ou seja, para que uma página AMP seja considerada válida, ela precisa seguir à risca todos os critérios e requerimentos de código e otimização.
https://www.seroundtable.com/google-myth-google-prioritizes-amp-pages-in-google-search-29195.html

3 – Pesquisas por desktop aumentaram

A pesquisa pelo computador está aumentando em meio à onda de trabalho em casa. O uso do dispositivo é apenas uma das maneiras pelas quais o comportamento do consumidor está mudando durante a pandemia, diz a Microsoft Advertising.
https://searchengineland.com/desktop-search-is-rising-amid-the-work-from-home-surge-331907

A pesquisa por mobile e desktop, variam de negócios para negócios. Por exemplo, mais de 90% das pessoas pesquisam sobre o UBER ou 99 pelo celular, pois são empresas ligadas a aplicativos de celulares, muito óbvio. Mas existem alguns negócios que são mais utilizados pelo PC, para isso, vale a pena você pesquisar se o seu negócio recebe mais cliques do PC ou do celular, tanto nesta época de quarentena como antes dela.

Digamos que você tenha uma empresa de desenvolvimento web em Manchester no Reino Unido e muitas das pessoas que buscam por Web Design Manchester caem no seu site. Com dados desses visitantes em mãos, você saberá se eles te encontram mais pelo celular ou pelo desktop. Com estes dados, você poderá planejar mais a sua página para que esses interessados de Manchester encontrem o conteúdo desejado mais rápido.

4 – Google: Imagens 3D não é um fator de rankeamento

O Google disse que adicionar suporte para imagens 3D e RA no seu site não ajudará suas páginas a se classificarem melhor. John Mueller, do Google, disse no Twitter “Não, não” quando perguntado se o Google classifica essas páginas mais altas por causa do suporte a imagens em 3D.

https://www.seroundtable.com/google-says-3d-ar-images-ranking-29138.html

Covid-19


1  – Google bane anúncios com máscaras

A proibição de máscaras faciais ocorre em meio a um aumento de alegações falsas em torno da prevenção de coronavírus e de preços elevados.

Aplica-se a toda publicidade de máscara facial. A proibição se aplica a todos os anunciantes, incluindo aqueles que podem ter campanhas antigas promovendo “máscaras contra poeira”, por exemplo.
https://searchengineland.com/google-microsoft-face-mask-advertising-330457

2 – GMN diz para as empresas atualizarem horas de funcionamento devido ao Coronavírus

O Google está solicitando às empresas que atualizem suas listagens do Google Meu Negócio se a empresa for afetada pelo COVID-19. O Google postou um novo documento de ajuda descrevendo que as empresas podem atualizar seu horário comercial, números de telefone, descrições de empresas e/ou usar as Postagens do Google para compartilhar mais informações.

https://searchengineland.com/google-my-business-tells-businesses-affected-by-the-coronavirus-to-update-listings-330331

3 – Bing lança rastreador do Coronavírus

No meio do mês, o Bing anunciou um mapa que mostra o avanço do coronavírus (Covid-19) pelo mundo. Em tempo real, a página exibe os locais onde há novos casos da doença. 

https://exame.abril.com.br/tecnologia/microsoft-cria-mapa-em-tempo-real-da-pandemia-do-coronavirus/
https://searchengineland.com/bing-adopts-specialannouncement-structured-data-for-covid-19-331223

4 – Google está ajudando a criar um site para testes do Covid-19

O presidente dos Estados Unidos anunciou durante uma entrevista coletiva que a Casa Branca está em parceria com o Google para criar um site para ajudar as pessoas a fazerem testes de coronavírus online. O site fornecerá aos usuários um teste de sintomas e, em seguida, se o site determinar que você deve fazer o teste, ele o encaminhará para clínicas de teste COVID-19.

https://searchengineland.com/google-building-coronavirus-testing-website-330712

5 – Google continuará a fazer atualizações, mas 60% dos SEO’s prefeririam que o Google parassem as atualizações durante o Covid-19

John Mueller, do Google, disse no Twitter que acha que o Google deve continuar tentando melhorar os resultados das pesquisas, mesmo durante a pandemia de coronavírus. “Existem muitos sites excelentes que merecem ser exibidos quando relevantes, se pudermos”, acrescentou.

Todavia, em uma enquete sobre o que os SEO’s acham, dentro de 24 horas com mais de 1.100 resultados, quase 60% deles disseram que prefeririam que o Google parasse de lançar atualizações de algoritmos durante esse período.

https://www.seroundtable.com/google-improve-the-search-results-29184.html
https://www.seroundtable.com/pause-google-algorithm-updates-covid-19-29166.html

 

GMN (Google Meu Negócio)


1 –  Google meu Negócio irá analisar manualmente todas as fotos e vídeos antes da publicação

O Google disse recentemente que antes de publicar qualquer uma das suas fotos ou vídeos em uma listagem do Google Meu Negócio ou do Google Maps, o analisará antes de poder ser publicado. O Google disse: “Alteramos nossa política de conteúdo de fotos e vídeos. Todas as fotos e vídeos agora são revisados antes da publicação”. Será que essa verificação será feita manualmente?
https://www.seroundtable.com/google-my-business-to-review-all-photos-videos-before-publication-29113.html

2 – GMN adiciona nova opção de temporariamente fechado

Se você fizer login na sua conta do Google Meu Negócio e clicar em editar suas informações, receberá uma nova opção para “marcar como fechado temporariamente”. Anteriormente, você não conseguia fazer isso no Google Meu Negócio. Mas, com o que está acontecendo com o fechamento de empresas durante esse surto, o Google adicionou um botão rápido no Google Meu Negócio.
https://www.seroundtable.com/google-my-business-temporarily-closed-29210.html


3 – Google Meu Negócio não está funcionando direito durante a crise

Atualmente, existem muitas reclamações sobre o funcionamento do Google Meu Negócio. Sabemos que o horário de suporte foi limitado devido ao surto. Sabemos que os recursos e funções foram removidos ou paralisados. Mas parece que existem muitos problemas com o Google Meu Negócio que não está funcionando corretamente.
https://www.seroundtable.com/google-my-business-not-functioning-29209.html

Links interessantes:

 

Erros de SEO para evitar:
https://www.semrush.com/blog/common-seo-mistakes-how-to-avoid-them/

As marcas precisam de um F.A.Q sobre o Coronavírus
https://searchengineland.com/brands-especially-restaurants-need-faqs-and-coronapages-fast-330901

Como, tecnicamente, pausar o seu negócio online
https://www.seroundtable.com/google-seo-pause-29221.html

Planejando um futuro “pós-Covid-19”
https://searchengineland.com/pivoting-and-planning-for-a-future-after-covid-19-331500

Negócios que ganharam e perderam com o Covid-19
https://www.semrush.com/blog/market-winners-losers-coronavirus/

Como o Covid-19 mudou a SERP do Google
https://searchengineland.com/corona-to-covid-how-googles-corona-results-page-has-evolved-331245

As pessoas estão passando mais tempo online
https://searchengineland.com/covid-consumers-pessimistic-but-spending-more-online-331519