Para que o seu negócio alcance resultados extraordinários, é essencial investir na experiência do cliente no seu site. Isso pode ser reforçado com um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2017, que constatou que cerca de 75% dos lares brasileiros já tinham acesso à Internet naquela época.

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o ano de 2019 fechou com um crescimento de 23% no segmento de ecommerce e a expectativa para este ano é de 18%.

Pensando na sua empresa, nós reunimos 7 dicas práticas para você conquistar novos clientes e potencializar o desempenho da sua marca ao melhorar a experiência do cliente no seu site. Então, bora aprender tudo isso?

1. Simplifique o processo

Você já ouviu aquela expressão “menos é mais”? Quando falamos de um site, ela é extremamente válida. Afinal, a efetividade da usabilidade do seu portal está diretamente ligada à quantidade de acessos que ele tem. É necessário ter em mente que a sua marca vai chegar a uma grande quantidade de pessoas, por isso, é essencial ter um portal limpo, sem informações “de mais”.

Isso significa que abusar de imagens, textos e aplicações sem deixar espaços em branco dificulta a leitura e faz com que o usuário desista de permanecer na página. Dessa forma, o seu negócio perde vendas para a concorrência. Outro ponto de destaque e que deve ser olhado com cautela é o nome de domínio do seu site –  quanto mais objetivo, melhor.

2. Aposte em um site responsivo

O estudo feito pelo IBGE citado no início do texto também mostra que, em 2017, o principal dispositivo para acesso à Internet em casa era o smartphone. Com um dado tão expressivo como esse, é primordial que o seu portal seja responsivo, ou seja, tenha compatibilidade com equipamentos como celulares e tablets.

Páginas que não são amigáveis quando acessadas em smartphones perdem muitas oportunidades de fechar vendas. Esses aparelhos são sinônimo de mobilidade, agilidade e praticidade, sendo muito difícil que o usuário espere ter acesso a um computador para conferir o seu site novamente. Então, as chances de ele migrar para outro portal e que ofereça boa experiência e usabilidade são altas.

3. Use as imagens com cuidado

Na primeira dica, falamos sobre a importância de simplificar o processo, sendo que além de evitar o uso de muitas imagens, é necessário tomar cuidado na escolha delas. Por isso, tenha atenção ao colocar uma imagem no seu site. Verifique se ela realmente condiz com a intenção da sua marca e se ela não fere nenhum tipo de público.

Imagens machistas, racistas e preconceituosas em geral, podem acabar passando despercebidas quando quem as seleciona não pertence a determinado grupo social. Assim, o ideal é que você tenha um manual de comunicação e marketing com orientações, uma espécie de checklist, para orientar o seu time na hora de escolher alguma ilustração para o portal.

4. Tenha pontos de conversão

O CRO (Conversion Rate Optimization, ou Otimização de Conversão) é uma estratégia que é direcionada por meio de diversas boas práticas para que o seu site melhore as taxas de conversão.

Se você ainda não conhece o conceito de conversão, saiba que ele corresponde a toda ação que o usuário faz ao acessar o seu site e que pode ser voltada para a geração de leads ou o aumento das vendas. Os principais pontos de conversão são:

  • Banners ou native advertising (propaganda nativa);
  • CTAs (calls to action, ou chamadas para ação).

É muito importante que o seu portal use essas estratégias para atrair e guiar o usuário durante o acesso. A propaganda nativa, por exemplo, é uma forma persuasiva e natural de chamar a atenção do usuário, como se fosse algo que é parte do layout do seu site.

Ela é muito mais efetiva se comparada com aqueles famosos pop-ups que, inclusive, podem prejudicar a navegabilidade de páginas web.

5. Melhore a velocidade do site

O perfil dos usuários da internet é de pessoas que querem agilidade. Afinal, a transformação digital permitiu que uma série de processos tivessem a sua operação otimizada, como é o caso de pagamentos de boletos que, hoje, podem ser feitos via aplicativo. Dessa forma, o seu site deve seguir a mesma tendência, oferecendo agilidade para o usuário.

Caso o seu portal seja muito pesado e demore para carregar, com certeza o visitante vai preferir buscar outra opção. Conforme um estudo feito pela iCrossing, uma agência de marketing digital britânica, as páginas com um tempo de carregamento entre 1 e 2 segundos apresentaram as maiores taxas de conversões.

6. Invista em acessibilidade no portal

Nunca se falou tanto em diversidade e inclusão como atualmente! Para potencializar a experiência do cliente no seu site é essencial pensar naqueles que são diferentes de você.

Uma boa ideia para investir em acessibilidade na sua página é contar com colaboradores que portam algum tipo de deficiência. Eles serão a melhor fonte de insights e sugestões de melhorias para que o seu portal seja, de fato, acessível a qualquer tipo de público.

Além disso, você sabia que existe uma lei que determina que todos os sites brasileiros sejam acessíveis? Criada em 2016, a Lei Brasileira de Inclusão dispõe sobre isso e dá outros direcionamentos, como o agravamento da punição para aqueles que desrespeitam os direitos das pessoas com deficiência.

7. Entenda quem é o seu público

Toda vez que falamos sobre a experiência do cliente, você deve ter bem claro que é primordial entender quem é o seu público. Na internet, a quantidade de informações geradas pelos consumidores é enorme. Por isso, conte com ferramentas fundamentadas na tecnologia de machine learning (aprendizado da máquina), business intelligence (inteligência do negócio) ou o tradicional mapa de calor.

Com elas, você pode desenvolver estudos mais precisos sobre o perfil dos usuários do seu site. Assim, é possível fazer análises preditivas que darão insumo suficiente para melhorar a experiência do cliente no seu site, além de serem essenciais para aprimorar a sua estratégia de marketing.

Gostou das nossas dicas?

Espero que você tenha saído deste artigo cheio de novas anotações. E, se quiser continuar aprendendo sobre assuntos relacionados a experiência, atendimento e relacionamento com o cliente, visite também o Blog da Movidesk. Por lá, tenho certeza que você encontrará muito conteúdo para complementar suas estratégias!

Artigo produzido por Alana Nogueira, analista de marketing na Movidesk – empresa especializada em soluções para Atendimento ao Cliente.

Artigo escrito por Criação de Sites SP.