Como obter envolvimento orgânico no Instagram

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As curtidas estão desaparecendo, os influenciadores estão perdendo popularidade e o TikTok está roubando fãs. Sim, foi um ano turbulento para o Instagram, com os profissionais de marketing se perguntando como excitar os fãs e medir a tração. Estamos otimistas sobre o futuro da popular rede social de compartilhamento de fotos. Neste artigo, analisamos como as marcas podem obter engajamento orgânico no Instagram em 2020.

Antes de começar, vejamos as estatísticas mais recentes do Instagram:

  • O Instagram possui 1 bilhão de usuários ativos mensais. Isso significa que 1 em cada 7 pessoas no mundo tem uma conta ativa do Instagram.
  • Desses um bilhão de usuários mensais ativos, mais de 80% seguem pelo menos uma conta comercial. Isso significa que existem 800 milhões de pessoas no Instagram que estão visualizando e interagindo com conteúdo de marca todos os meses.
  • Existem mais de 25 milhões de empresas no Instagram.
  • Existem 500.000 influenciadores ativos no Instagram.
  • 1/3 dos Stories do Instagram mais visualizadas são de empresas.
  • O conteúdo gerado pelo usuário tem uma taxa de conversão 4,5% maior.
  • O aplicativo IGTV possui 4,2 milhões de instalações em  todo o mundo.

Como é o noivado no Instagram?

O envolvimento no Instagram é maior do que as outras redes de mídia social. De fato, significativamente. No entanto, alcançar o engajamento e o crescimento orgânicos pode ser difícil para marcas menores.

A taxa média de engajamento no Instagram é de 4,7%. A maioria dos profissionais de marketing concorda que isso se compara favoravelmente ao Facebook, que, como é uma alteração no algoritmo, pode deixar as páginas com apenas 0,09%.

Mas o Instagram também está ficando difícil. A plataforma reprimiu táticas de marketing com spam, anúncios desonestos e compras de likes e fãs, algo que ainda é uma prática comum.

Obviamente, quando você compra fãs, não tem uma comunidade ou compromisso; você tem seguidores falsos de uma “fazenda de cliques”. Pode parecer bom, mas não será igual a vendas ou envolvimento futuro.

Os usuários também estão ficando mais experientes e podem identificar curtidas e comentários de bot nas postagens da marca.

Então, como você pode melhorar seu envolvimento no Instagram sem gastar dinheiro ou violar as regras? Aqui estão nossas principais dicas.

# 1 Comece a pesquisar Hashtags

Um erro comum que as marcas cometem é não entender o poder das hashtags no Instagram. Muitas marcas apenas adicionam algumas hashtags para o programa e se perguntam por que não conseguem muito engajamento. A verdade é que, para cada produto e serviço no Instagram, há um conjunto de hashtags. Ao usá-los, você atrairá o público certo para seu produto ou serviço.

Exemplo – Um restaurante pode apenas usar #comida #restaurante #selfservice, onde as hashtags mais específicas tem ganho força de popularidade. Por isso é importante pesquisar e entender melhor o comportamento das pessoas no Instagram antes de trabalhar suas hashtags.

Dicas de Marketing

Mas temos algumas dicas de hashtag prontas e aguardando.

Mantenha um excelente desempenho com os grupos de hashtag listados. Isso economizará tempo criando-os do zero para cada postagem. Experimente diferentes combinações dessas hashtags para descobrir o que funciona melhor.

Compare números usando hashtags diferentes. Quais são os melhores? Algumas hashtags geram mais cliques orgânicos? Acompanhe isso.

O Instagram permite 30 hashtags, mas isso pode parecer confuso. Apontar 10-15 por post.

Inclua hashtags de marca em cada grupo. Você também pode adicionar uma hashtag de marca em sua biografia para ter visibilidade.

# 2 Escreva melhores legendas

Sim, nós dissemos isso. O conteúdo é importante no Instagram e colocar fotos bonitas não será suficiente sem uma boa legenda. A questão é que muitas marcas se concentram apenas na fotografia e esquecem de incentivar o leitor a dar o próximo passo.

A menos que você seja um influenciador com mais de um milhão de seguidores, uma legenda em branco ou um emoji único não será suficiente. Ter uma legenda poderosa e forte apelo à ação (CTA) é crucial para impulsionar a ação da sua postagem. Também é fundamental para criar um relacionamento mais forte e interativo com seu público.

Uma marca que prega legendas mais longas no Instagram é a AirBNB.

A marca intercala fatos divertidos, informações locais e narração de histórias com um aumento suave de suas propriedades. O AirBNB também executa minisséries, com destinos populares. Isso cria intrigas e estimula visualizações repetidas.

Dicas de Marketing

Sua gramática e ortografia devem estar no ponto. Não importa o quão importante sua marca é. Você não receberá um erro de digitação.

Uma legenda mais longa interrompe os scrollers em suas trilhas e faz com que prestem atenção à sua mensagem.

Divida o texto mais longo com emojis e quebras de parágrafo.

Inclua um CTA e um link se você estiver tentando gerar tráfego ou vendas na Web. Os usuários geralmente não se preocupam em procurar sua marca, eles apenas seguem em frente.

Use as palavras-chave certas em suas legendas. A mídia social bem otimizada também ajuda a classificar organicamente nos motores de busca.

Sua legenda do Instagram pode ter até 2.200 caracteres, mas não sugerimos que você os use todos, a menos que você tenha realmente algo ótimo a dizer!

# 3 Comece a usar Stories

À medida que desaparecem após 24 horas, os Stories são ótimos para um conteúdo mais autêntico. Especificamente, bastidores dos bastidores, lançamentos de eventos, segredos de produtos, bastidores e atualizações.

Os Stories são um dos recursos mais recentes do Instagram e conhecemos muitas marcas que ainda não as usaram. Mas se você deseja aumentar seu engajamento no Instagram, é hora de começar. As visualizações de Stories estão aumentando a cada ano, atualmente com uma média de cerca de  500 milhões de visualizações por dia e isso não é tudo.

  • Quase 1,7 bilhão de contas usam o formato Stories diariamente.
  • ¼ A geração do milênio e a geração Z procuram Stories de produtos e serviços que desejam comprar.
  • 15% a 25% dos usuários deslizam para cima em um link em Stories de marca
  • 59% das marcas vinculam o Instagram Stories a uma página que pode ser comprada.

Exemplo: National Geographic

Sim, as fotos são lindas e todo mundo adora a natureza, mas a National Geographic se esforça para conseguir um envolvimento orgânico. E faz isso usando o Stories. Usando fotos dos bastidores, fatos divertidos, pesquisas e testes, a NatGeo permanece fiel à sua missão educacional.

A partir de fatos interessantes sobre como uma águia americana caça sua presa. Para falar sobre escalada solo livre. Seus Stories criativos no Instagram são embalados com conteúdo interessante e envolvente.

Dicas de Marketing 

Use os recursos interativos para se envolver com seu público, por exemplo, com pesquisas e fazendo perguntas.

Use hashtags em seus Stories para expor sua marca a grandes audiências; se você tiver sorte, seu Storie poderá aparecer no rolo de destaque da hashtag.

Use geotags em seus Stories para criar seus seguidores em um local específico. Isso é especialmente útil para serviços off-line, como cabeleireiros locais ou empresas baseadas em serviços.

Se você estiver em uma exposição, marque a área que está visitando para obter visualizações adicionais.

Adicione Stories ao seu rolo de destaque para preservá-las depois que elas forem excluídas. Você pode segregar sua seção de destaques para agrupar Stories semelhantes. Por exemplo: Revisões de produtos / Curiosidades / Perguntas e respostas / Atualizações de produtos / Estoque novo em alta. Se você deseja que seus destaques pareçam profissionais, use ícones projetados especificamente, como faria nas miniaturas das playlists do YouTube.

Promova seu Instagram Live com seus Stories com antecedência, se quiser garantir altas taxas de visualização. Você pode tentar uma contagem regressiva alguns dias antes da transmissão com um incentivo ou código de oferta para criar hype.

# 4: Incentive o envolvimento do Instagram com quebra-cabeças

Nada desencadeia engajamento como um enigma ou quebra-cabeça. Os usuários se sentem compelidos a resolvê-lo, compartilhá-lo, marcar amigos ou comentar para pedir ajuda. No nosso caso, exclame em voz alta para o escritório que não, não podemos ver o golfinho na imagem do olho mágico!

Pesquisas mostram que a participação em atividades resulta em uma lembrança melhor do que simplesmente em falar sobre elas. Além disso, os quebra-cabeças envolvem as pessoas por mais tempo e tornam sua marca mais memorável.

Dicas de Marketing 

As postagens de quebra-cabeça criadas para o Instagram devem estar relacionadas à sua mensagem geral da marca. Pense nas cores, fontes e temas que você escolher.

Seja consistente com a sua postagem de quebra-cabeça. Uma vez por semana é ótimo, mas mantenha-o no mesmo dia e hora para capturar o engajamento.

Poste respostas posteriormente ou direcione tráfego para seu site para visualizar soluções de quebra-cabeças. Não publicar respostas ou atualizações irritará os usuários.

# 5 Iniciar conversas com adesivos

Nossa última dica de engajamento no Instagram é talvez a nossa favorita e certamente decolará ainda mais em 2020. Os adesivos Instagram Stories são a melhor ferramenta de engajamento para as marcas, independentemente do setor de negócios.

Eles incentivam ativamente perguntas, opiniões e votos e, portanto, são úteis para marcas que desejam aprender mais sobre seu público. Existem nove adesivos principais que são úteis no marketing:

  • Contagem regressiva – promova um evento importante para sua marca e crie hype com adesivos de contagem regressiva.
  • Compras – Entre na nova era das mídias sociais com os Adesivos de compras. Durante anos, fazer compras no Insta significava olhar para um post, acessar um link na biografia, encontrar o produto novamente e comprá-lo. Agora os fãs podem comprar diretamente na plataforma. Seu perfil comercial deve estar conectado a um catálogo do Facebook com uma conta comercial do Instagram e deve obedecer às regras do Instagram.
  • Menção – Os adesivos de menção permitem que você marque outro usuário em seus Stories. Quando alguém toca no adesivo, ele é levado ao perfil do usuário marcado. Ótimo para empresas locais ou colaboradoras influentes.
  • Doação – Ao usar os adesivos de doação, as organizações sem fins lucrativos receberão 100% dos rendimentos obtidos através deles, sem taxas. Essa é uma ótima ferramenta de engajamento para as marcas usarem também!
  • Perguntas – melhore o envolvimento com seus fãs fazendo perguntas. Os usuários que responderam às suas perguntas podem ser qualificados como leads quentes e, posteriormente, você pode convertê-los com anúncios direcionados ou e-mails de conversão.
  • Enquete – os adesivos de enquete são outra maneira de fazer perguntas ao seu público e obter informações valiosas sobre seus gostos e aversões.
  • Controles deslizantes de Emoji – faça aos usuários uma pergunta que eles possam responder com um controle deslizante (em uma escala de 1 a 10), como “quanto você ama nosso novo batom vermelho?” Você pode escolher um emoji para representar sua resposta, e os usuários poderão ver a média depois de votar.
  • Música – adicione música de fundo às suas imagens ou vídeos do Spotify. Isso chama a atenção quando os usuários passam pelo feed e clicam na sua postagem.
  • Localização – marque uma localização na sua história para expandir seu alcance. Quando os usuários tocam nele, eles veem um feed de outro conteúdo com a mesma tag de local.

Dicas de Marketing 

Atenha-se aos adesivos relevantes para sua marca e postagens. Por exemplo, uma loja de rua que adiciona decorações de Halloween pode adicionar música assustadora a um vídeo.

Mantenha as perguntas curtas e simples. Nunca tente fazer duas coisas ao mesmo tempo, pois você confundirá os usuários. Se você obtiver dados úteis, compartilhe-os com suas equipes internas.

Os adesivos de compras são uma obrigação para os varejistas on-line. Adicione descrições, tamanhos e legendas úteis às suas fotos.

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