Eles parecem muito semelhantes. Porém, muitas pessoas podem estar confusas entre um domínio e um URL. Neste artigo, explicaremos sua diferença e mostraremos alguns exemplos, para esclarecer esses conceitos.

Existe ainda a variação de um domínio é são os subdomínios. Mas neste você pode consultar uma definição melhor no artigo do blog Hospedagem de Sites.

O que é um nome de domínio?

Em primeiro lugar, um nome de domínio é um nome de recurso da Internet. Ele localiza uma organização ou outra entidade na Internet. Em geral, um nome de domínio é um endereço através do qual os usuários da Internet podem acessar seu site. Os nomes de domínio são atribuídos de acordo com as regras e procedimentos do  sistema de nomes de domínio (protocolo DNS). Qualquer nome acessível ao público no DNS é um nome de domínio.

Para acessar qualquer serviço baseado na Web, o usuário precisa usar um nome de domínio válido.

Exemplos de nomes de domínio: google.com.br, entre outros.

 

O que é um URL?

URL significa Uniform Resource Locator. É um identificador exclusivo usado para localizar os arquivos na internet. É um endereço da web que usamos para identificar um recurso específico na rede.

Existem partes de um URL:

  • Protocolo: geralmente HTTP ou HTTPS
  • Subdomínio : geralmente www
  • Nome de domínio
  • Caminho + página interna
  • Parâmetros GET

Exemplos de URLs:

http://www.google.com.br/

http://www.yahoo.com/login/index.php

http://www.gmail.com/login/?active=1&inbox=0

Portanto, o formato de uma URL é sempre: protocolo + subdomínio + domínio + caminho + nome do arquivo.

Nome de domínio vs URL. Como extrair o nome de domínio da URL

Existem diferenças entre URL e nomes de domínio. O URL é uma cadeia de informações que fornece o endereço completo da página da web na internet. Considerando que o nome de domínio faz parte do URL, que é uma forma amigável de endereço IP. Usamos o URL para identificar uma página da web específica.

Por exemplo, http://www.nomedomeusite.com.br/index.html é um URL completo. “nomedomeusite.com.br” é o nome de domínio.

Além disso, as subdivisões da URL são feitas com base no método, nome do host (nome do domínio), porta e caminho. No entanto, o nome do domínio é um subdomínio, domínio e domínio de nível superior.

 

O que é um subdomínio?

Simplesmente, subdomínio ou também conhecido como domínio filho é um nome de domínio com um prefixo. É basicamente parte do nome do domínio principal. Por exemplo, www.abcd.com.br é um URL e “www” é o subdomínio.

Aqui está a diferença básica entre um domínio e um subdomínio:

  • com.br é o principal nome de domínio
  • abcd.com.br é um subdomínio
  • abcd.com.br é um subdomínio

A organização de nomes de domínio (por países)

Cada país organiza seus nomes de domínio de acordo com uma hierarquia. Portanto, os nomes de domínio da Internet existem em quatro tipos principais. Por exemplo, eles são domínios de nível superior, domínios de segundo nível, domínios de terceiro nível e domínios de países. Esses domínios são ainda mais segregados nas subseções para fornecer informações sobre os vários domínios fornecidos.

Para organizar os nomes de domínio para os países, cada nação no mundo é designada como domínio da Internet de nível superior. Cada um deles possui um código alfabético exclusivo de duas letras. Basicamente, cada país tem uma entidade específica, responsável por seus domínios de nível superior (TLDs).

Quando consideramos domínio x URL, apenas o nome do domínio pode ter uma relação com um país específico. Portanto, o URL não é “sensível ao país”.

Alguns exemplos de DPNs específicos de cada país:

Brasil – .br

Itália – .it

Portugal – .pt

México – .mx

China – .cn

Rússia – .ru

Índia – .in

Exemplos de TLDs internacionais ( extensões de domínio não relacionadas a um país específico):

.com

.internet

.org

.info

.biz

.blog

Quais são as diferenças entre HTTP e HTTPS na URL

H Yper  T ext t ransfer P rotocolo (HTTP) é um protocolo. Em outras palavras, é um conjunto de regras e padrões.

Além disso, o hipertexto trocado usando HTTP passa como texto sem formatação. Portanto, este protocolo não é seguro e é suscetível à interceptação. Enquanto, por outro lado, o HTTPS é um protocolo seguro. Funciona em conjunto com o certificado TLS / SSL (Secure Socket Layer).  O certificado, então, é  garantir a autenticação do fluxo de informações entre o navegador e o servidor.

 

DNS e URL

Como o servidor DNS funciona no caso de um URL específico? O nome do domínio é responsável pela resolução do DNS. Primeiro, como solicitamos uma URL específica de um servidor, o resolvedor de DNS local do nosso provedor encontrará seu nome de domínio. Então, se houver um subdomínio, ele solicitará o endereço IP dele. Em seguida, tendo o endereço IP, nosso navegador se conectará ao servidor da web e solicitará o conteúdo dentro do caminho dele.

Vamos exemplificar passo a passo como o DNS trabalha com um URL:

Em primeiro lugar, tentaremos acessar este URL: https://login.globo.com/internal/file.html

Em seguida, o resolvedor de DNS consulta o nome de domínio globo.com quanto ao endereço IP do subdomínio login.globo.com

Agora, tendo seu endereço IP, ele estabelecerá uma conexão com o servidor da web.

E, finalmente, estando conectado ao servidor da Web, ele solicitará o conteúdo do caminho da URL e o arquivo /internal/file.html

Mais alguns exemplos

Caminho em um URL

Por exemplo, vamos considerar um URL: https://secure.seusite.com/internal/data/file.html

Qual é o caminho neste URL? Resposta: o caminho neste URL é /internal/data

Prefixo do domínio x URL

Outro exemplo, vamos considerar um URL: https://store.seusite.com/login/area.html

Nesta amostra, o prefixo da URL é https: //, que também é considerado o protocolo.

O nome do domínio é seusite.com. O subdomínio é store.seusite.com.

Agora você já tem um conhecimento muito maior sobre URLS, Domínios e Subdomínios.

Deixe comentários.

Conteúdo desenvolvido por Web No Rio – SJS Web Design.