Fato engraçado! Uma em cada três Stories do Instagram é criado por empresas, enquanto mais de 500 milhões de usuários assistem a Stories diariamente. Se você está usando o Instagram para negócios e tem problemas para criar estratégias, o post de hoje é para você. E o primeiro passa é ter alguns conhecimentos técnicos sobre Stories. Recomendo ler este Guia dos Tamanhos dos Stories.

Quando usadas em todo o seu potencial, os Stories podem ser uma ótima maneira de construir sua base de público e converter seguidores em clientes. Embora anúncios pagos em Stories do Instagram possam ser naturalmente uma ótima maneira de ser visto por mais pessoas, sua estratégia orgânica do Instagram se beneficiaria muito se incluísse vários outros recursos.

Aqui estão algumas das principais maneiras pelas quais os Stories do Instagram podem atualizar sua abordagem para o marketing do Instagram.

Nº 1, CONSTRUA RELACIONAMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS COM ENQUETES, QUESTIONÁRIOS E PESQUISAS

Você teve uma bola mágica 8 quando criança? Na semana passada, em casa decidimos algo baseado em uma bola 8 mágica. Essa última frase não era verdade, mas é engraçado pensar porque pode ser – certo? As pessoas simplesmente adoram ter sua sorte lida e também gostam de compartilhar sua opinião.

É por isso que enquetes, pesquisas e adesivos de questionários são tão divertidos nas histórias do Instagram.

Antes de começar a se preocupar em conseguir novos seguidores para ajudá-lo a fazer mais vendas pelo Instagram, faça um bem a si mesmo pensar nos seguidores que já tem. Os Stories podem ser uma ótima ferramenta para estabelecer conexões mais fortes e profundas nas quais o cliente e a empresa obtêm maior percepção.

A melhor maneira de alcançar essa conexão mais profunda com os seguidores existentes é por meio da interação e do envolvimento personalizado. Qual a melhor maneira de fazer isso com uma enquete ou questionário à moda antiga?

Use seu Storie do Instagram para fazer uma pergunta relacionada a uma imagem ou vídeo postado em seu feed e envie novos visitantes para aprofundar seus conhecimentos e aumentar os seguidores.

Leia também: como criar vídeo com fotos.

Alternativamente, você pode fazer o que gosto de chamar de “hack de engajamento”. Isso funciona da seguinte maneira: você faz uma enquete em seu Storie do Instagram e depois divulga a enquete na sua postagem do Instagram do dia. Isso levará as pessoas do seu feed aos seus Stories, enviando sinais de engajamento para o Instagram, o que aumenta suas visualizações e aprofunda esses relacionamentos também.

# 2 ALCANCE NOVOS PÚBLICOS POR MEIO DE HASHTAGS EM SEUS STORIES

Eu sei que seus seguidores estão um pouco estagnados ultimamente. Acontece! Mas, apesar do que pode parecer, plataformas de mídia social como o Instagram são veículos ideais para alcançar novos públicos e conseguir novos seguidores.

Existem literalmente milhões de pessoas navegando no Instagram em busca de conteúdo todos os dias. É por isso que uma das maneiras mais fáceis de encontrarem o conteúdo de que gostam é clicar em uma hashtag relacionada às coisas que amam.

Seja #planodefimdesemana ou #tournacidade, não importa, contanto que seja voltado para o seu público perfeito. Adicionar essas tags em seus Stories atrairá novos visualizadores da página de exploração. Se o conteúdo repercutir neles também, sua contagem de seguidores aumentará.

Para adicionar hashtags aos Stories, clique no ícone “STICKERS” e clique em #HASTAGS.

# 3 SOCIALIZE EM SEUS STORIES (FAÇA UMA AQUISIÇÃO)

Trabalhar como freelancer ou como autônomo pode muitas vezes fazer com que você se sinta como se estivesse morando em uma ilha. Mas, no mundo do marketing digital, perder a mentalidade “nós contra o mundo” é vital para um crescimento massivo.

Conectar-se com outras marcas e proprietários de negócios pode ser a maneira perfeita de se tornar parte da conversa e pode ser a chave para ganhar seguidores de outras empresas que compartilham um público semelhante ao seu.

Considere marcar outra marca em uma postagem. Eles podem compartilhar com seu público. Quando o fazem, sua marca é mostrada automaticamente para seus seguidores também.

Outra forma de fazer isso é apenas enviar uma mensagem para a marca e dizer “ei, vamos colaborar”. Recentemente, fizemos isso no Instagram e a resposta tem sido muito divertida. Além de compartilhar conteúdo valioso com meu público e apresentá-los às marcas que amo, essas marcas também compartilham minha conta com seus seguidores. Vantajoso para as duas partes.

# 4 PUBLIQUE VISUALIZAÇÕES DE CONTEÚDO EM SEUS STORIES E DESPERTE A CURIOSIDADE

Os algoritmos do Instagram podem ser complicados. 90% dos seus seguidores não verão seus posts do Instagram, principalmente se eles raramente deixarem comentários ou enviarem Directs. No entanto, o feed de Stories do Instagram pode ser uma ótima maneira de incitar a curiosidade e redirecioná-los para o seu perfil.

As atualizações de Stories que informam os usuários com visualizações de seu conteúdo e que você tem uma nova postagem são particularmente úteis. Uma maneira de fazer isso é usar um gráfico ou um emoji para desfocar a própria postagem, pois as pessoas serão naturalmente tentadas a clicar em seu perfil para ver o que é.

Outra opção popular é executar uma contagem regressiva ou revelar parcial de um novo produto. Mais uma vez, essa pode ser uma ótima maneira de aumentar o engajamento e fazer com que eles entrem em ação.

# 5 PROMOVA STORIES EM PLATAFORMAS

O Instagram é legal, com certeza, mas ainda existem muitos outros usuários de mídia social e seguidores em potencial que ainda não abriram uma conta no Instagram. No entanto, isso não precisa impedi-lo de fazer com que o conteúdo de seus Stories do Instagram seja visto por mais pessoas.

Atualmente, redirecionar vídeos e fotos para outras plataformas, como Facebook e Pinterest, é fácil.

Por exemplo, você pode enviá-los instantaneamente para o Facebook diretamente das configurações do aplicativo Instagram ou usar a automação do zapier ou IFTTT para baixá-los de seu próprio feed e depois compartilhá-los.

Isso pode evitar o incômodo de criar novos conteúdos para todas as plataformas e garante que as pessoas sem Instagram ainda consigam se conectar com a marca na plataforma que escolherem. Também é uma ótima maneira de escalonar a programação para atingir públicos diferentes ao longo do dia.