Criação de sites SP – todo brasil

Meu INSS é o aplicativo oficial do Instituto Nacional de Seguro Social desenvolvido pela Dataprev. Com 10 milhões de usuários cadastrados, seu principal objetivo é facilitar a vida dos beneficiários do INSS.

Trata-se de uma ferramenta muito simples de ser utilizada, de forma que qualquer pessoa possa aproveitá-la. Agora, não é mais necessário sair e esperar em filas para ter acesso aos serviços. É excelente, não concorda?

Porém, será que você tem alguma dúvida sobre como usar essa nova plataforma? Se for assim, não se preocupe. Neste artigo esclareceremos vários pontos sobre esse aplicativo.

Vantagens do Meu INSS

Atualmente, graças ao Meu INSS 2021 deixou de ser necessário ir até agências e buscar atendimento presencial. Ainda é possível fazer isso, e até aconselhável dependendo do seu problema. No entanto, é evidente que a presença do aplicativo reduziu a burocracia e agilizou muito a vida dos beneficiários.

Especialmente em situações complicadas, como por exemplo, durante a pandemia, onde as pessoas foram instruídas a não deixar suas casas. Ou ainda, podem haver outras razões, talvez até questões particulares. Seja como for, é sempre bom ter um meio simples de acertar tudo sem precisar sair, não é verdade?

Assim, o aplicativo do INSS melhorou muito a vida das pessoas. Afinal, além de ser bem mais cômodo, as vantagens de tê-lo incluem:

  • O aplicativo é gratuito;
  • Pode ser baixado no celular ou usado na web;
  • Oferece diversos serviços e informações ao usuário;
  • Tem uma interface simples. Ou seja, não é complicado de usar.

Portanto, caso precise checar seu benefício no INSS, nada melhor do que ter o serviço instalado no seu celular. Então veja a seguir como baixar e instalar o aplicativo.

Como baixar e se cadastrar no Meu INSS?

Caso pretenda baixar o aplicativo Meu INSS no seu aparelho, não deverá ter dificuldades. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS. Apenas entre na Google Play Store ou App Store, encontre-o lá e depois o instale.

Além desse método, também é possível acessar o serviço pelo computador, acessando o site do governo. Seja como for, precisará depois efetuar o cadastro.

  • Primeiro, deverá inserir seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha;
  • Também será necessário autorizar o acesso de informações pelo Meu INSS;
  • Logo depois que você pressionar “Avançar”, abrirá uma página pedindo algumas informações do usuário;
  • Após realizar o preenchimento do formulário, bastará aguardar a confirmação. Será enviada uma mensagem para o seu dispositivo.

Como pode ver, efetuar o cadastro é bem simples! Lembre-se de manter seus documentos com você para preencher todas as questões rapidamente, combinado?

Porém, após o processo acima ser concluído, ainda será necessário passar pela verificação de seus dados. Então, mais informações serão solicitadas, entre elas a data de entrada e nome da empresa em que o usuário trabalhou. Também não dificulta muito o processo, é apenas uma etapa adicional para fins de segurança.

Todavia, se houver inconsistências entre os dados informados e os dados do órgão, o login é bloqueado por 24 horas. Caso ocorra erros em três tentativas, a senha usada é bloqueada definitivamente. A partir daí será necessário refazer o seu cadastramento.

Portanto, tenha bastante cuidado e atenção para não cometer erros que possam levar a repetir todo o processo, entendido? Depois que estiver tudo certo, poderá acessar sem problemas.

Agora que você já está com o seu aplicativo instalado, você poderá utilizar os seus serviços. Então, o próximo passo é entender quais são eles e porque eles são tão importantes!

Quais são os serviços do Meu INSS?

Através do Portal do Meu INSS, é possível acessar vários serviços. Por fim, veja como funcionam alguns deles a seguir:

Simular Aposentadoria: esta ferramenta permite que você verifique a quanto tempo ainda falta até conseguir se aposentar;

Agendar Perícia: a partir do aplicativo você pode efetuar o agendamento de perícias médicas;

Solicitações: aqui você solicita um benefício do INSS e depois vai acompanhando o andamento do processo.

Há ainda inúmeras outras ferramentas que podem ser usadas, e benefícios a serem solicitados. Não explicaremos detalhadamente cada um aqui, porém veja-os abaixo:

  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Salário maternidade;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria;
  • Recurso e revisão;
  • Pensão por morte.

Enfim, é importante lembrar que você deve sempre acompanhar pelo aplicativo para não deixar passar nenhum benefício ou novidade. Frequentemente, se possível todos os dias, cheque, em especial se estiver esperando o resultado de uma perícia ou algo parecido.

Nesse sentido, lembre-se também de manter todas as suas informações em ordem. Atualize todos os seus dados, caso mude de e-mail, local onde mora, telefone para contato, entre outros. Fazendo essas simples medidas, já contribuirá demais e facilitando sua própria vida.

Finalmente você sabe como utilizar esse aplicativo! Agora não perca mais tempo! Baixe o Meu INSS e realize o seu cadastro. Não se esqueça de nenhuma das nossas dicas, combinado?