O uso da PNL para vendas é bastante comum e cada vez mais recorrente entre vendedores e profissionais de marketing. As técnicas da programação neurolinguística são excelentes para entender o comportamento dos consumidores e criar oportunidades de venda.
A PNL é uma ferramenta poderosa e se aplicada corretamente pode gerar excelentes resultados. O marketing pode usar a PNL para ampliar a sua percepção sobre os potenciais clientes e traças estratégias mais efetivas.
Para lhe ajudar, vamos listar abaixo algumas dicas de como usar as técnicas de PNL para otimizar as suas vendas, confira:
Identifique o perfil dos seus potenciais clientes
Os fundadores da PNL, Richard Blander e John Grinder, dividem os humanos em três modelos mentais, que podem também ser identificados como perfis, são eles: visuais, auditivos e sinestésicos. E cada um deles se atrai mais por um tipo de conteúdo e abordagem, como mostraremos abaixo:
Visuais: o perfil visual é formado por clientes que entendem melhor as coisas por meio de imagens, filmes, gráficos e outros esquemas visuais. Eles costumam falar bem rápido e buscar expor imagens durante suas falas.
Auditivos: Os auditivos tem a fala mais pausada e conseguem passar suas mensagens com mais clareza. Por isso, estes são mais suscetíveis a boas explicações, são convencidos por bons argumentos.
Cinestésicos: Este perfil é o mais emocional dos três, eles buscam sentir o momento, compreendem as coisas através de sensações. Em relação a postura, eles usam bastante gestos para se expressar e costumam tocar em outros quando falam.
Como você pode perceber, cada perfil de cliente precisa de uma ação de venda e de uma abordagem mais específica. Conseguindo identificar o perfil do seu cliente, você consegue vender com mais facilidade e aumenta as chances de fidelização. A dica no marketing é criar ações pensando em todos os tipos e mirar nos canais certos para atrair os clientes.
Escute o relato dos clientes antes de contornar as objeções
O erro de muitos vendedores é não ouvir o cliente. Muitas vezes, o cliente faz objeções em relação a uma compra e acaba desistindo porque perceber que o vendedor só quer lhe empurrar o produto.
E nesta hora que as vendas e o marketing precisam ouvir o relato dos clientes. Assim, é possível entender o que o cliente está pensando. Ás vezes ele tem medo de comprar um produto ou ainda está em dúvida se realmente precisa, e para ajuda-lo a superar o medo o uma dúvida, você precisa ouvi-lo.
Antes de contornar a situação, ouça o cliente com anote e o mais importante anote tudo. Assim, você pode tirar um tempo para analisar o histórico de objeções e ter insights sobre as principais dúvidas e receios dos clientes. Dessa maneira, você pode traçar ações estratégicas para lidar com essas objeções e fechar mais vendas.