Você já pensou como ser capaz de conversar com visitantes acessando suas páginas em tempo-real pode impactar seus resultados?

Cada vez mais negócios vêm investindo em soluções que possibilitam este tipo de interação diretamente de dentro do website, seja ele um blog, página de negócios, loja virtual, etc.

Para que possa entender o potencial de atender visitantes e clientes através deste canal de atendimento online, confira os principais motivos que indicam porquê você precisa adicionar um chat online ao seu website.

1. A velocidade do atendimento faz toda a diferença

De acordo com as principais estatísticas recolhidas sobre o chat online em 2019, podemos identificar que ele apresenta o maior índice de satisfação entre os demais canais de atendimento.

  • 73% dos clientes ficam satisfeitos com o atendimento pelo chat, enquanto para o email e telefone estes números são 51% e 44%, respectivamente.

Ao perguntar aos clientes atendidos qual é o principal diferencial do chat, 79% afirmam que receber respostas instantâneas e comunicar-se em tempo real é o que destaca o chat online.

Nenhum consumidor deseja esperar longos minutos na linha de telefone até que um representante esteja disponível, ou muito menos querem aguardar horas para receber o retorno de um email.

Por isso, atender rapidamente através de um chat em sua página se torna um diferencial competitivo, pois permite que tire dúvidas e resolve problemas antes que os consumidores procurem por respostas em fontes externas – ou por alternativas em seus concorrentes.

2. Você precisa ser proativo

O segundo principal motivo de você precisar adicionar um chat online ao seu website é que, com uma ferramenta profissional, você poderá sair de um posicionamento reativo para com seus visitantes e começar a abordá-los diretamente de dentro da página.

Para isso, será necessário utilizar uma ferramenta profissional, não basta apenas instalar um widget de WhatsApp em sua página.

Soluções de chat como o JivoChat, por exemplo, te permitem monitorar visitantes em tempo real, para que possa identificar quantas pessoas estão acessando seu website e exatamente quais páginas estão visualizando.

A partir disso, é possível abordá-los através de um pop-up da janela de chat. Este recurso é conhecido como “convite proativo” e é capaz de mudar completamente a dinâmica de comunicação entre visitantes e você.

Afinal, com um chat, você poderá configurar mensagens personalizadas e iniciar conversas a partir de frases como “Olá! Possui alguma dúvida sobre este produto/serviço? Fale comigo no chat!

3. Um chat online te ajuda a converter mais

A taxa de conversão é uma métrica que indica a relação entre o número de visitantes que você recebe e quantos desses visitantes se tornaram leads para seu negócio, ou quantos leads foram convertidos a clientes.

Normalmente, uma conversão ocorre sempre que um consumidor passa para a próxima etapa de seu funil de vendas, seja do topo para o meio (prospect para lead) ou do meio para o fundo (lead para cliente).

Assim que você adicionar um chat online ao seu website e começar a conversar com visitantes, perceberá como este canal de atendimento tem um impacto significativo em suas chances de conversão.

Afinal, dessa forma você poderá empregar técnicas de vendas no chat online, assim como terá a oportunidade de coletar informações de clientes, como email, telefone e outros dados para cadastro em sua base de leads.

4. Você precisa reter mais visitantes

Outro importante motivo de adicionar um chat ao seu e-commerce, blog, página empresarial ou mesmo página pessoal é que ele poderá ajudá-lo a reter mais visitantes.

Como já mencionamos anteriormente, através do chat, pessoas poderão conversar com você ou sua equipe de atendimento e vendas e fazer perguntas sem precisar sair da página.

Dúvidas são extremamente comuns e fazem parte da jornada do cliente, especialmente quando tratando-se de novas marcas no mercado ou novos produtos ou serviços.

Portanto, você precisa estar pronto para tirar essas dúvidas o quanto antes, retendo o consumidor na página e evitando que o mesmo saia para procurar alternativas em seus concorrentes.

Inclusive, é exatamente por isso que o chat online é considerado uma das melhores ferramentas para diminuir a taxa de abandono de carrinhos de compras.

5. Centralize atendimentos de diferentes canais

Por fim, não poderíamos deixar e falar sobre como ferramentas profissionais de chat online são versáteis e projetadas para aumentar a eficiência de sua equipe.

Hoje, negócios digitais já oferecem diversos canais de atendimento, como telefone, redes sociais, SMS, aplicativos mobile, email. Além disso, também trabalham com diversas ferramentas, como plataformas de email marketing, sistemas de CRM, ERPs, entre outros.

Acompanhar tantos atendimentos e informações distribuídas em diversos canais e sistemas não é nada eficiente, podendo gerar perdas de oportunidades de vendas, clientes não atendidos, entre outros problemas.

Felizmente, é possível integrar todos estes atendimentos e começar a trabalhar de forma omnichannel, ou seja, acompanhando todos os atendimentos em uma plataforma capaz de unificar as informações, chamados, históricos e distribuindo estas informações para sua equipe.

Já pensou em conseguir acompanhar todos os atendimentos de telefone, email, redes sociais e chat online em uma única ferramenta? Isso é possível.

Está na hora de adicionar um chat online ao seu website


Hoje, o chat online é considerado a melhor forma de conversar com clientes no ambiente digital.

Portanto, não para que possa desfrutar de todos os benefícios oferecidos por este canal de atendimento capaz de revolucionar a comunicação entre visitantes e sua marca, está na hora de adicionar um à sua página.

E claro, para isso, nós não poderíamos deixar de recomendar o JivoChat, uma ferramenta de atendimento omnichannel com chat online, email, telefone, integração com aplicativos mobile e redes sociais. A melhor parte? Você pode começar a utilizá-lo gratuitamente.

Desejamos excelentes resultados e cada vez mais conversões em seu website. Boas vendas!