Dicas de SEO para 2020
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Hoje vamos falar sobre SEO e nos apressando para dar algumas dicas para o novo ano. SEO é algo que sempre está mudando e temos muitas novidades que podem ser implementadas em 2020 no seu site! Vamos lá?

 

Pesquisa por voz

A Pesquisa por voz é uma tendência que deve aumentar sua popularidade ao longo de 2020. A ideia por trás disso é que as pessoas comecem a pesquisar por meio da fala e sabemos que falamos, ou melhor, nos expressamos de forma diferente do que escrevemos, o que criará uma enorme lista de novas palavras-chave de cauda longa.

Muitos sites escrevem sobre como isso pode mudar o jogo, mas otimizar os trechos em destaque e manter práticas consistentes de SEO também são importantes. Se o tema permitir, certifique-se de escrever seu conteúdo em linguagem natural, ecoando os padrões de fala.

Por exemplo, digamos que você seja uma empresa de desenvolvimento de sites em Curitiba, consequentemente, a palavra-chave mais procurada (segundo o Ahrefs), é: criação de sites em Curitiba. Porém, o usuário pode vir a buscar por, através da fala: empresa que cria sites em Curitiba, algo que soa mais natural. Sendo assim, vale a pena otimizar o seu conteúdo pensando neste tipo de pesquisa.

O melhor de tudo, é que o trabalho de SEO não tem conta com limites. Vamos supor que você queira ter uma página de serviços posicionada em Londres no Reino Unido, então você trabalha na palavra-chave freelance web designer London, na qual é a KW que eles irão pesquisar. Da mesma forma que você consegue se posicionar para Curitiba, você consegue para Londres, mesmo estando no Brasil.

Voz no e-commerce

O “e-commerce de voz” é outro campo com muito potencial e pode ser uma virada de paradigma para comerciantes em 2020. Quando as pessoas começarem a fazer compras usando apenas comandos de voz, isso revolucionará o mercado, pode ter certeza!

Novas tecnologias significativas

Protocolo HTTP/3

Embora muitos sites não tenham tido tempo de migrar para o HTTP/2, o HTTP/3, já é hora de pensar nisso. Ambos são versões aprimoradas do protocolo HTTP/1.

O HTTP/2 adicionou muitas melhorias, como permitir que objetos como imagens e scripts sejam carregados simultaneamente. Isso ajuda a obter uma melhor velocidade da página e um site de carregamento muito mais rápido. Infelizmente, apenas 35% dos sites migraram para ele. Isso soa como uma oportunidade?

Um dos maiores benefícios do HTTP/3 será a melhoria na qualidade das redes para APIs e Internet das Coisas. A solução do HTTP / 3 foi criada pelo Google e também foi projetada para ser mais segura e completa. O protocolo HTTP / 3 foi lançado e introduzido no dia 26 de setembro de 2019. Atualmente, o Cloudflare e o Chrome o suportam, mas o Firefox ainda está trabalhando nesse sentido, talvez seja algo para implementar para depois do primeiro semestre.

Imagens no formato WebP

O WebP é um formato de imagem de nova geração desenvolvido pelo Google e lançado em 2010. No entanto, muitos navegadores modernos começaram recentemente a apoiá-lo.

A ideia por trás do WebP são imagens menores e de maior compactação sem perdas da qualidade. Uma imagem WebP pode ser 50-60% menor que um JPG ou PNG, então, ter as imagens no WebP tornará seu site muito mais rápido.

O Google está cada vez mais tentando incentivar a comunidade da web a usar esse formato.

 

Os três pilares do SEO

Enquanto o SEO está sempre mudando, os três pilares de um site bem otimizado está na arquitetura, conteúdo e links – essa “trindade” terá constantemente alta importância no processo de classificação e gestão de tráfego. Vamos falar um pouco de cada.

Arquitetura

Bons leads significam arquitetura aprimorada, resultando em melhor rastreamento e uma experiência aprimorada do usuário. Na era da indexação para dispositivos móveis, é essencial se preparar para criação de sites mais responsivos.

Links internos

A alocação interna do suco de link (conhecido como link juicy) pode afetar muito o seu SEO e pode ser a diferença entre a classificação no top 10 ou não. É importante priorizar a visibilidade para as principais páginas que você está tentando classificar e fornecer menos visibilidade para as não tão importantes. É recomendável vincular todas as páginas principais diretamente da página inicial e tornar o URL diretamente um nível depois: www.meusite.com.br/pagina-selecionada

Dados Estruturados

Você também pode dar ao seu site uma chance maior de exposição nos SERPs usando dados estruturados, como rich snippets. Ao usar dados estruturados, sua página tem uma chance maior de ser posicionada com uma classificação mais alta na SERP.

Também é vital que você acelere a velocidade do site e, no processo, melhore a experiência do usuário. A demanda por tempos de carregamento mais curtos continuará a crescer este ano e é importante ficar de olho nisso. As maneiras de fazer isso incluem melhorar o tempo de resposta do servidor, otimizar as imagens que aparecem no seu site e implementar o protocolo HTTP2 ou 3, conforme mencionado acima.

Experiência de usuário (UX)

A boa experiência do usuário é essencial para o SEO em 2020. O Google quer garantir que o usuário encontre o melhor site para satisfazer suas necessidades e responder à intenção do usuário.

Aqui estão os elementos mais importantes a serem considerados:

  • Manter padrões – se os usuários estiverem acostumados a encontrar carrinhos de compras no lado direito da página, não é uma boa ideia colocá-lo à esquerda. Assim como um link de contato sempre em vista no menu.
  • Legibilidade – verifique se todo o texto é claro e fácil de entender.
  • Capacidade de resposta – mencionamos novamente o celular, mas é porque é extremamente importante. Use a ferramenta Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para garantir que sua versão móvel/responsiva esteja funcionando corretamente.
  • Teste o design do seu site usando mapas de calor. Existem várias ferramentas que conseguem identificar onde os usuários mais olham na estrutura do seu site e os elementos mais ignorados.

O Google usa o design do UX como fator para determinar a qualidade do site. Se você fornecer a melhor experiência possível para os usuários do seu site, eles o reembolsarão gastando mais tempo dentro dele. Por fim, isso melhorará o desempenho do SERP.

Conteúdo

Todos sabemos que conteúdo de alta qualidade ajuda você a melhorar a relevância e a exclusividade do seu site. Um conteúdo de qualidade ajudará os buscadores a classificar melhor seu site e também obter naturalmente links relevantes. Por sua vez, isso cria uma audiência de clientes em potencial.

Aqui estão algumas dicas de SEO relacionadas ao conteúdo:

  • Divida o conteúdo com subtítulos – os usuários costumam rolar rapidamente pelo conteúdo longo para poder identificar os títulos, pode-se adicionar um resumo no começo do artigo também.
  • Analise os 5 principais resultados que o Google te mostra e escreva um conteúdo melhor que o deles. Seu conteúdo deve ser mais detalhado e útil que o de seus concorrentes.
  • Use títulos cativantes – os usuários adoram clicar em títulos como o melhor guia, o segredo para 2020, 10 dicas de, você não pode viver sem saber… comparamos x e y, etc.
  • Texto bem formatado – coloque as informações importantes em negrito e use itálico quando necessário. O Google deseja que nosso texto seja bem formatado, com a máxima consideração pelo usuário.
  • Evite canibalização – não escreva conteúdo que duplique parcial ou totalmente outros tópicos. É melhor melhorar o conteúdo antigo do que escrever novo.
  • Evitar conteúdo óbvio: o Google evita a classificação de conteúdo óbvio, portanto, escreva conteúdo especializado que agregue valor ao usuário, a não ser que se trate de um guia ou glossário.
  • Melhore e atualize regularmente o conteúdo.

Esperamos que estas dicas te ajude a posicionar melhor o seu site em 2020!

 

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