Criação de sites SP – todo brasil

 

Análise de temas para WordPress

A análise de temas para WordPress em nosso blog, é uma categoria que ajuda os desenvolvedores e os usuários do WordPress encontrarem os melhores temas para seus projetos. Fazemos uma análise descritiva, um pouco opinativa relatando as principais características dos temas e para quem eles se destinam.

Nosso objetivo é sempre selecionar os melhores temas, plugins, assim como outras ferramentas para análises.

Para ver outras análises, clique aqui.

Assista a análise em vídeo:

1 – Tema Total para WordPress (Visão Geral)

O tema Total está entre os temas WordPress mais populares e com alta classificação no Themeforest.

Classificação do Total Theme no site da Themeforest

É um tema multifuncional personalizável que pode ser editado por meio de uma interface tipo drag and drop (arrastar e soltar). Inclui muitas opções e uma interface amigável para que qualquer leigo consiga ter um ótimo site em poucos cliques.

O Total foi desenvolvido pelo WPExplorer, criador de muitos temas e plugins para o WordPress de qualidade, gratuitos e premium. O tema é antigo e já está há 7 anos no mercado, sendo criado lá em 2013. Desde então, o tema vem sempre se adaptando as novas necessidades do mercado.

Este tema é considerado um tema multiuso com foco na personalização. Você tem controle total sobre a aparência do seu site, sem precisar tocar em nenhum código, podendo ser utilizado para vários tipos de sites. Embora seja um tema muito simples de se utilizar, existem algumas opções avançadas de personalização para quem codifica.

Ele é compatível com vários plugins que costumam mexer no core do WordPress, como:

  • bbPress 2.5.x;
  • Easy Digital Downloads;
  • Elementor;
  • Events Calendar;
  • Events Calendar Pro;
  • Gravity Forms;
  • Visual Composer 5.1.x, Visual Composer 4.12.x;
  • WooCommerce 3.8.x, WooCommerce 3.7.x;
  • WPBakery Page Builder 5.7.x;
  • WPML;
  • Entre outros.

Por se tratar de um tema que está há bastante tempo no mercado, ele já se adaptou há vários plugins.

Funcionalidades do WPBakery Page Builder

2 – Funcionalidades em destaque

O Total possui vários recursos para personalizar a aparência do seu site. A maioria das opções do temas pode ser acessada no menu Personalizar no painel do WordPress.

No menu principal do Painel de temas (Theme Panel), você pode desativar todos os recursos que não estiver usando. Todos eles estão ativados por padrão.

Usando o menu Aparência > Personalizar, você pode alterar o design de qualquer aspecto do seu site, do layout, cores e tipografia, para cada seção separada do site.

Clique em General Theme Options (Opções Gerais do Tema) e você pode ativar o compartilhamento social, personalizar o estilo de paginação e até configurar animações de página. Neste menu, você tem várias opções de customização como mostrado nas imagens acima.

Dentre muitas funcionalidades, vamos destacar algumas que achamos mais interessantes para o Tema Total.

Página de login personalizada

Um dos recursos mais exclusivos do tema Total é a opção de personalizar sua página de login.

Essa é uma ótima opção para desenvolvedores que estão configurando o tema para seus clientes e desejam exibir uma página de login com a sua marca ou para quem tem um blog com vários autores.

No menu Theme Panel » Custom Login, você pode ativar o recurso e escolher suas configurações. Você pode fazer upload de um logotipo, definir uma cor ou imagem de plano de fundo, alterar as configurações de estilo do formulário e personalizar as cores do botão.

Construtores de cabeçalho e rodapé

Outro recurso exclusivo do Total, são as ferramentas Header Builder e Footer Builder, que são os construtores de cabeçalho e de rodapé. Esse recurso permite usar uma página como cabeçalho ou rodapé.

Primeiro, crie uma página em branco e salve-a (ainda não adicione conteúdo).

Em seguida, navegue para Theme Panel » Header Builder ou Footer Builder e selecione a página que você acabou de criar. Em seguida, clique em salvar alterações. Agora, você poderá customizar sua página.

Esse recurso permite que você personalize completamente todos os aspectos do cabeçalho e rodapé, em vez de apenas escolher entre modelos.

Páginas “em construção” e erro 404

Novamente, no mesmo menu do tema, você pode criar uma página para quando seu site estiver em construção e habilitá-la com apenas um clique, ou uma mensagem de volto logo, como preferir. O mesmo pode ser feito para os erros 404, que são erros mostrados na tela quando uma página não é encontrada. É possível fazer a mesma customização em uma página e selecioná-la no menu para exibir quando um conteúdo do seu site não for encontrado.

Inclusive, para páginas 404, você também adicionar o conteúdo que quer que apareça direto no painel do tema e não precisa criar uma página separada, caso opte por algo mais prático.

Plugins Premium Incluídos

O Total vem com alguns temas premium de graça:

WPBakery Page Builder ou o famoso Visual Composer: este plug-in de criação de páginas tipo arrastar e soltar e é necessário para o tema.
Slider Revolution: um plugin popular que permite criar slides deslizantes complexos e elaborados.

Este é um tema que conta com poucos plugins, pois o próprio Total Theme Core (plugin nativo com funcionalidades do tema), já conta com várias funcionalidades, sem a necessidade de plugins de terceiros.

Adicione HTML direto do seu painel

Para usuários mais avançados, o Total permite que você personalize facilmente o tema ainda mais com ações personalizadas.

Basta navegar para o Theme Panel » Custom Actions para adicionar código a qualquer seção do site usando ganchos de ação.

Você pode adicionar apenas códigos em HTML, o tema recomenda, caso precise adicionar algo em PHP, fazer direto do Child Theme (ou tema filho). Caso você não tenha conhecimento para isso, você pode contratar um freelancer web designer para te ajudar.

3 – Demos

O tema conta, atualmente, com 51 demos, ou seja, sites (conjuntos de páginas temáticas) já prontos para você instalar e customizar.

Existem demos para várias necessidades que você possa vir a ter, como: sites médicos, para freelancers, construção, apps e tech, advogados, escolas, entre vários outros. Exemplo de alguns:

Veja todas demos clicando aqui.

4 – Documentação e Suporte

A Total possui extensa documentação escrita no site WPExplorer (saiba mais clicando no link), que aborda todos os recursos em detalhes, com capturas de tela e tutoriais. É pesquisável para que você possa encontrar as informações exatas necessárias.

5 -Preço

O tema Total está saindo atualmente, $59 (dólares) e conta com seis meses de suporte dedicado, atualizações vitalícias.
Você pode comprar ele direto da página do Themeforest. Eu encontrei uma página da WPExplorer que dá alguns cupons para seus produtos, você pode tentar encontrar algo para pagar mais barato!

Sua compra do tema inclui 6 meses de suporte do desenvolvedor, com a opção de comprar uma extensão de 12 meses. O suporte está disponível através de tíquetes de suporte privados. Muitas das análises mencionam a alta qualidade e a velocidade do suporte, e o desenvolvedor responde muito rapidamente a todos os comentários e perguntas sobre o tema.

As dúvidas do suporte devem ser enviadas em inglês.

Conclusão

O tema Total, é um tema bem diversificado que funciona muito bem para o desenvolvimento de sites rápidos que buscam qualidade e beleza. Ele se destaca por sua praticidade e diversidade de uso. Recomendamos muito este tema para qualquer pessoa que busca ter um site simples, porém, poderoso sem muitos esforços.