SEO é uma indústria em evolução. Como mostra sua história e as tendências recentes de SEO, seu desenvolvimento, crescimento e melhores práticas mudam ao longo do tempo. Todo mundo já tentou construir uma boa quantidade de links em outros sites. O futuro pode ser de uma SEO que está focada em outro lugar.
Então, o que há de novo em SEO neste ano de 2020 e o que esperar para 2021? Neste artigo, nós compilamos e analisamos uma série de tendências de SEO que podem perturbar a indústria. Vamos discutir suas causas, implicações, e o que você pode fazer para alavancá-las.
Tendências de SEO para 2021
Vamos encarar, às vezes nos apaixonamos tanto pelas coisas que funcionaram para nós no passado, que mesmo que não funcionem mais, continuamos apegados a elas.
Continuamos a fazê-las com a mesma intensidade e grau de crença de que elas acabam tirando muito tempo e recursos de tarefas que realmente importam.
Ao fazer SEO, este pode ser o caso se nós gastarmos tanto tempo e nos concentrarmos em estratégias de morte.
1. Links de Sites do seu Nicho
Não se enganem. A construção de links ainda é um ativo muito valioso em SEO. Na verdade, é um dos três principais fatores do ranking de busca. Hoje em dia, ela tem uma série de nuances que devem ser mencionadas
Nos anos dourados da construção de link-building, os profissionais de SEO apenas enviariam seus links de spam sobre diretórios aleatórios e isso funcionaria.
A autoridade da página de link para você é o que mais importa. Isto significa que um artigo ou uma página da web classificaria mais quando fontes tematizadas se ligassem mais a você. Assim, você ficaria melhor com algumas publicações grandes ligando para você do que com uma série de pequenos blogs com menos autoridade.
A relevância é muito importante aqui. O tema do link do site deve ser relevante para o seu. Assim, você deve ir para alguns sites de autoridade que são mais importantes quando se trata de construção de links. Qualidade, não quantidade, é o nome do jogo do link-building.
2. A Posição 1 não significa Necessariamente em Melhores Resultados.
As primeiras colocações no ranking não tem uma forte correlação com o aumento do tráfego do site hoje em dia, em comparação com o anterior. Se você der uma olhada nos SERPs (search engine results page), eles estão repletos de anúncios, caixas de perguntas e snippets.
Enquanto uma página web pode ser a número um, ela ainda pode estar apenas “enterrada” sob estas coisas. Portanto, ao invés de ficar obcecado com este ponto principal através do aumento do tráfego do site, você deve se concentrar mais em uma métrica diferente: sua taxa de cliques (CTR).
3. Conteúdo para Pessoas
Antes, os profissionais de SEO tendem a escrever somente para robôs de busca. Escrever para as pessoas veio em segundo lugar. O Google pegou e os resultados das buscas agora estão retornando páginas que focam nas pessoas.
Como consumidores, isso é bom. Isto é muito bom. Entretanto, quando você está em SEO há algum tempo, isso significa que você também deve se atualizar. O Google, ou qualquer verdadeiro mecanismo de busca, tem como objetivo fornecer resultados de busca relevantes para os usuários. É claro, você também deve. É por isso que quando você coloca conteúdo no ranking, eles também devem ser conteúdo que ajude.
É por isso que os sites que tentam responder as perguntas dos usuários melhor do que qualquer outro se classificam mais alto do que aqueles que não o fazem. Você precisa estar focado na experiência do usuário para persuadi-lo a entrar no seu funil de marketing.
Além disso, o Google também leva em conta o “tempo de permanência” ou o tempo em que os usuários ficam em uma página específica. Quando você escreve conteúdo útil para as pessoas, isso tende a subir e o seu ranking também. Escrever um bom conteúdo demanda tempo e energia, por isso, você pode optar por contratar uma agência de sites especializada em redação.
4. Expertise, Confiança e Autoridade
Bons profissionais de negócios entendem que o sucesso empresarial está baseado em uma conexão saudável entre vendedores e compradores. É por isso que a estrutura do funil de marketing é um modelo muito bom que nos permite visualizar como seduzir os clientes a se tornarem evangelistas de marca.
O mesmo vale para todos os processos de negócios incluindo SEO. Além disso, isso envolve todos os aspectos de conteúdo, design e alguns aspectos técnicos a serem discutidos em outras seções.
Entretanto, nesta seção, vamos focar em uma grande mudança para a experiência do cliente. Como aludido na seção anterior, a experiência do cliente afeta o seu ranking de busca. Ela aumenta o tempo de permanência e diz ao algoritmo do Google que os usuários acham o seu conteúdo relevante e útil. Assim, a máquina o move para cima no ranking para sugeri-lo a outros usuários com o objetivo de ajudá-los também.
Portanto, sua experiência como cliente ou usuário deve ser curada de forma a não apenas aumentar seu ranking, mas também ajudar seus clientes a prosseguir com as ações desejadas.
No entanto, uma boa conexão entre você e eles só florescerá quando suas ações desejadas estiverem alinhadas com os resultados desejados também. Isto é um pouco complicado de se fazer e requer uma boa mistura de coisas para se conseguir.
Conclusão
Você deve sempre lembrar que a SEO funciona para o seu negócio e não para que o seu negócio apenas faça SEO. A SEO ajuda você a converter. Ajuda você a fazer com que os usuários se tornem evangelistas de marca. É preciso mais do que manipulação técnica de palavras-chave e processos para conseguir um bom ranking e um bom relacionamento com seus clientes-alvo.