Os chatbots estão na moda hoje em dia. Muitas pessoas buscam entender o que eles são, como diferentes setores os estão usando e por que são tão populares, para que você possa decidir se são adequados para sua organização.

Um chatbot é uma ferramenta de marketing de conversação que automatiza conversas textuais ou de voz com os usuários finais.

Em vez de mensagens instantâneas com um agente de suporte, um cliente pode se envolver com um chatbot para receber respostas instantâneas com base nas entradas do usuário. Será que vale a pena usar chatbot no site da sua empresa?

O que é um Chatbot?

Um chatbot é uma interface de chat programada com a qual um visitante do site pode interagir.

Eles são programados para imitar de perto o comportamento humano e interagir com o visitante do site de maneira coloquial.

Provavelmente, você usou uma ferramenta de chat ao vivo em um site. Os chatbots são basicamente a mesma coisa, exceto que as perguntas e respostas são programadas em vez de depender de uma leitura humana e da resposta a cada mensagem.

Os chatbots ajudam os clientes a ir do ponto A ao ponto B da maneira mais rápida e tranquila possível, sem que se sintam deixados para trás ou perdidos.

Existem dois tipos principais de chatbots:

  • Chatbots simples
  • Chatbots avançados

Chatbot simples

Os chatbots simples respondem a palavras-chave pré-escritas ou comandos programados por um desenvolvedor. Esses bots são simples e limitados quando se trata de comunicação.

Por exemplo, se um visitante de um site fizesse uma pergunta a um bot ou digitasse palavras que não atingissem nenhuma das palavras-chave ou frases específicas que o bot foi programado para reconhecer, o bot não conseguiria entender.

Chatbot avançado

Ao contrário dos bots simples, os chatbots avançados usam IA (Inteligência Artificial) ao se comunicar com os visitantes online. Isso faz com que eles saibam a linguagem e a comunicação básicas e respondam com várias sugestões, sem a necessidade de inserir palavras-chave ou frases pré-programadas.

Por que usar um chatbot?

Você pode estar cheio de perguntas, imaginando como um chatbot pode ajudar no aprimoramento de suas estratégias de marketing.

Chatbots simplificam as coisas

Seu site é rico em informações, fornecendo tudo o que o cliente deseja saber. No entanto, mesmo que as informações estejam prontamente à disposição do cliente, o cliente ocupado de hoje não quer ficar procurando informações ou respostas.

Os chatbots facilitam as coisas para todos os envolvidos. Pode não ser capaz de tirar um coelho da cartola, mas com certeza vai parecer mágica para o seu cliente, sem a necessidade de manter nenhum truque ou truque difícil na manga.

Os chatbots são personalizados para fornecer as informações que os consumidores procuram. É o foco principal de seu trabalho e eles o fazem bem.

Os chatbots estão sempre lá para nós

Os chatbots estão sempre disponíveis quando você precisa deles, de dia ou de noite. Tem uma pergunta urgente que precisa ser respondida às duas da manhã? Os chatbots estarão lá esperando e dispostos a ajudar, garantido.

Os bots podem ser extremamente úteis para empresas menores com equipe limitada que simplesmente não têm mão de obra para manter um representante ativo de plantão, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Embora o chat ao vivo também seja ótimo, nem sempre é possível e vem com limitações.

Com um chatbot sempre disponível e pronto para ajudar, você não precisa contratar uma equipe de suporte 24 horas.

Os chatbots tornam as coisas melhores

Os chatbots são como um cobertor quente e felpudo em um dia frio de inverno, ou uma xícara forte de café com cafeína em uma manhã de segunda-feira.

Os bots fornecem serviços valiosos ao cliente, suporte, conforto e, em alguns casos, uma pitada de entretenimento.

Isso, por sua vez, oferece a seus visitantes online e clientes em potencial uma experiência mais personalizada e positiva, fazendo com que se sintam valorizados e importantes.

5. Chatbots converte visitantes em clientes

Os chatbots tornam mais rápido e fácil para os consumidores encontrarem o que procuram, transformando os visitantes em leads sensíveis ao tempo.

Já se foram os dias de espera pelo consumidor para preencher e enviar um formulário de contato e aguardar uma resposta.

Os chatbots respondem com uma velocidade extremamente rápida, eliminando leads perdidos ou perdidos.

Como a qualidade do lead diminui com o passar do tempo, ações e respostas rápidas são essenciais.

6. Chatbots constroem confiança na marca

Os chatbots podem construir credibilidade e confiança em sua marca.

Os chatbots tem o poder de ser o primeiro contato de um cliente em potencial com sua marca, tornando-se a oportunidade perfeita para instruir o comprador em potencial sobre seus produtos e o que seus serviços podem fazer por eles.

Os bots realmente causam uma impressão positiva, criando um vínculo poderoso entre o consumidor e sua marca.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos sobre Marketing Digital, continue acompanhando o nosso blog.