O trabalho de um analista de marketing nunca foi uma tarefa fácil.
A busca por tráfego, geração de leads e clientes faz parte de uma rotina complicada.
O lado positivo é que existem várias alternativas para automatizar os processos e melhorar os seus resultados.
Pensando nisso, vamos criar uma lista com as principais ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer para impulsionar o seu negócio.
O seu trabalho ficará mais fácil após a leitura deste artigo, que foi escrito por Alex Vargas, especialista em Marketing Digital, exclusivo para o blog do Criação de Sites.
Alex Vargas é um dos principais nomes do Marketing Digital no Brasil, vencedor do prêmio de melhor profissional de SEO no Afiliado Brasil de 2019.
Autor no site Nucleo Expert, onde escreveu um incrível e completo Guia de Marketing Digital, não deixe de conferir.
Quais são as principais ferramentas de marketing digital?
A partir de agora, vamos apresentar quais são as melhores ferramentas de marketing digital que servem para qualquer empresa.
Vamos lá?
Google Analytics
A primeira ferramenta da nossa lista é o Google Analytics. Ela é uma das ferramentas mais usadas pelos profissionais de marketing.
O seu sucesso é explicado porque ela consegue reunir em um único lugar várias informações acerca do site do seu negócio.
Para se ter uma ideia, é possível monitorar o tráfego de uma página, o número total de visitas, quanto tempo cada pessoa permanece em uma página, quais são as páginas mais acessadas, entre outras questões.
Se você pretende fazer uma pesquisa com mais detalhes, basta encontrar a idade da sua audiência, assim como, gênero, afinidade, segmento de mercado e até a localização.
O mais interessante é que existem cursos disponíveis na internet para ensiná-lo a trabalhar com a ferramenta.
O próprio Google tem vídeos – aulas gratuitas e com certificados. É uma excelente oportunidade para trabalhar com os seus dados de uma forma mais assertiva, e não só na base do “achismo”.
Google Search Console
Outra ferramenta interessante da nossa lista é o Google Search Console. Ele serve para acompanhar e manter a indexação de um site no banco de dados do Google.
A ferramenta gratuita proporciona ao usuário um dashboard cheio de detalhes e informações que influenciam bastante na performance da sua página quando o assunto é rankeamento.
O Google Search Console tem ainda outros dados interessantes que são fornecidos pela ferramenta.
Dentre os mais comuns, encontra-se: quais são os fatores que fazem com que os usuários clicam em seu site; quais são as dificuldades que o Google está enfrentando na hora de investigar a qualidade das suas páginas; e notificações com problemas de segurança.
O Google Search Console não é complicado de usar e você consegue encontrar vários tutoriais da ferramenta disponível na internet.
GestãoClick
Quando você tem um negócio online na qual utiliza muitos canais de comunicação, um software de gestão empresarial online é o mais indicado. E a GestãoClick é uma empresa na qual oferece este tipo de ferramenta, ajudando o cliente com controle de estoque, controle financeiro como orçamento e vendas, controle de cotação e compras e um ERP com várias funcionalidades para integrar todos os processos do seu negócio.
RD Station
A RD Station é uma das plataformas mais usadas quando o assunto é automação de marketing.
Afinal, a ferramenta tem todos os recursos necessários para aperfeiçoar as estratégias digitais da sua empresa.
É impressionante o quanto a RD Station consegue impactar a rotina de um profissional, pois ela tem o poder de atrair leitores para a sua página e fazer com que os visitantes virem clientes.
Outro ponto interessante é que a RD Station possibilita ao usuário conhecer quais são os canais e campanhas que estão trazendo mais lucratividade para o seu negócio.
A RD tem várias funcionalidades em seu sistema. A ferramenta permite criar landing pages, formulários e pop – ups. Nela, você também pode cuidar de toda a estratégia de e-mail marketing e de qualificação de contatos (lead Scoring).
Mailchimp
O Mailchimp é uma das ferramentas queridinhas daquelas pessoas que trabalham com e-mail marketing.
Ela é bastante prática e simples de configurar. Para colocar toda a sua estratégia em ordem, não é necessário ser um especialista no assunto. Basta força de vontade para conhecer todos os atalhos da ferramenta.
O Mailchimp serve para as pequenas, médios e grandes empresas. A ferramenta é capaz de criar disparos básicos de e-mails, templates personalizados, segmentação avançada de assinantes e relatórios para fazer análise de resultados.
Hello Bar
A Hello Bar é uma ferramenta que foi criada por Neil Patel.
A ferramenta ajuda o usuário a criar um pop – up de captura de e-mail. Esse recurso, geralmente, surge para o leitor no momento em que ele entra em um blog ou deseja sair da página.
A Hello Bar também pode ser incluída no canto superior ou inferior de um blog.
Grande parte das pessoas ainda acreditam que o pop – up é uma ferramenta desagradável para a experiência do usuário. No entanto, se for aplicada de forma correta, poderá trazer ótimos resultados para o negócio.
Rock Convert
O Rock Convert é uma ferramenta criada pela startup mineira, a Rock Content. Ela é responsável por fazer a publicação de banners e CTAs em sua página.
O usuário não precisa conhecer de códigos para efetuar todos os processos. Em poucos cliques, você consegue publicar um banner em diversos posts e categorias.
A ferramenta é integrada ao Google Analytics. Isso é muito importante porque você tem facilidade para identificar quantas pessoas chegaram em sua página por meio do banner.
SEMRush
O SEMRush tem se destacado no mercado por facilitar a vida dos profissionais de marketing que buscam as melhores estratégias para o seu blog.
Ele mostra dados em tempo real sobre as palavras-chave que os usuários buscam naquele exato momento.
Hootsuite
O Hootsuite é a última ferramenta da nossa lista. Ele auxilia o profissional de marketing a aperfeiçoar e aumentar a interação com o público nas redes sociais.
O sistema permite que você gerencie todas as redes sociais da empresa, identificando menções e comentários, além de fazer agendamento dos posts.
As principais ferramentas de Marketing Digital que mencionamos neste artigo não são complicadas de usar.
Basta um pouco de prática para conseguir identificar os benefícios que elas podem trazer para o seu negócio.